1086

13 Nov 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

Eleição de Von der Leyen
PE sai reforçado e será determinante no compromisso com agenda progressista

PE sai reforçado e será determinante no compromisso com agenda progressista

O eurodeputado socialista Carlos Zorrinho considerou ontem, em Estrasburgo, que a eleição de Ursula Von der Leyen para a presidência da Comissão Europeia reforça o papel do Parlamento Europeu (PE), realçando o contributo dos Socialistas e Democratas para o compromisso com uma agenda progressista.

 

“O resultado que acabou de se verificar mostra que temos PE muito atento, que viabilizou uma candidata pró-europeia, que incorporou nas suas prioridades um conjunto de apostas progressistas. E, a partir de agora, e porque temos consciência de que foram também os Socialistas e Democratas que permitiram esta eleição, vamos acompanhar de forma próxima como Von der Leyen vai traduzir no colégio de comissários, no programa da Comissão e na ação concreta os compromissos que assumiu”, avaliou o chefe da delegação do PS no Parlamento Europeu.

Ursula Von der Leyen foi eleita para a presidência da Comissão Europeia pelo Parlamento Europeu, ao recolher no hemiciclo de Estrasburgo, 383 votos a favor, 327 contra, 22 abstenções e um nulo.

Recordando que “os socialistas portugueses estiveram com a solução”, Carlos Zorrinho considerou também que a curta margem pela qual a alemã foi eleita para a presidência do executivo comunitário “demonstra que o PE tem uma palavra determinante”.

“Ninguém pode esquecer o papel do PE. Se não se tivesse comprometido com políticas progressistas, não teria sido eleita”, sustentou, assegurando que os Socialistas e Democratas estarão vigilantes quanto ao pleno cumprimento desse compromisso.

 

 

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1414
Agosto 2019