1473

27 Mar 2024

| diretor: Porfírio Silva

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

CAMPANHA “MOCHILA LEVE”
Governo quer reduzir peso das mochilas escolares
AUTOR

João Quintas

DATA

18.07.2019

FOTOGRAFIA

dr

Governo quer reduzir peso das mochilas escolares

Campanha “Mochila Leve” foi lançada hoje com o objetivo de reduzir o peso excessivo das mochilas dos alunos. São cerca de 20 “sugestões para levar às costas”, diz o Ministério da Educação.

 

Foi lançada esta quinta-feira a campanha “Mochila Leve”, com vista a sensibilizar para a questão do peso excessivo das mochilas escolares que os alunos transportam.

Esta campanha será divulgada em todos os serviços e plataformas da área de governação da Educação, em particular a plataforma ‘manuais escolares’ que disponibiliza gratuitamente manuais escolares do 1º ao 12º ano (www.manuaisescolares.pt), que alcança 1,2 milhões de alunos e respetivas famílias.

A “Mochila Leve” vai chegar, também, a toda as entidades e agentes da comunidade educativa, nomeadamente, às escolas, associações de pais e de estudantes, por forma a que todos possam conhecer e adotar as cerca de duas dezenas de recomendações feitas na campanha e que incluem medidas de planificação, gestão do material escolar e iniciativas que podem envolver os encarregados de educação.

Em comunicado, o Ministério da Educação convida “as escolas, os professores, os encarregados de educação e os próprios alunos a uma leitura atenta deste conjunto de “sugestões para levar às costas” e apela à divulgação e partilha do folheto desdobrável que contém as recomendações.

Na mesma nota, o Ministério da Educação destaca algumas das medidas já implementadas no sentido de eliminar o peso excessivo das mochilas, nomeadamente a redução do peso dos livros e a sua divisão em volumes, a disponibilização de licenças digitais gratuitas associadas aos manuais e a promoção do uso de cacifos nas escolas.

 

 

AUTOR

João Quintas

DATA

18.07.2019

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1418
Janeiro 2024