1026

19 Jul 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

Parlamento Europeu
Zorrinho questiona Moedas
AUTOR

PS

DATA

21.07.2015

FOTOGRAFIA

PE

Zorrinho questiona Moedas

O eurodeputado socialista Carlos Zorrinho questionou o comissário Carlos Moedas, em sede da Comissão de Indústria, Investigação e Energia, do Parlamento Europeu (PE), sobre a aplicação do Plano Juncker às plataformas de investimento, a construção de um cabo submarino que permita a ligação direta da América Latina à Europa e a concretização do projeto PRIMA no quadro do Horizonte 2020.

 

O presidente da delegação dos socialistas portugueses no PE sublinha que a União Europeia (UE) e o mundo estão a fazer face a tempos difíceis, nos quais “a investigação e a inovação têm que ter um papel determinante, quer na compreensão dos problemas e dos desafios, quer na concretização das respostas”.

Considerando que é tempo de “conseguir resultados concretos no plano da aplicação do Plano Juncker”, Carlos Zorrinho questionou o comissário Moedas sobre a atual evolução das “plataformas de investimento, em particular na sua componente de investigação aplicada e de inovação”.

Carlos Zorrinho questionou também o comissário responsável pela tutela da Investigação, Ciência e Inovação sobre o estado de desenvolvimento do projeto de instalação de um cabo submarino de transmissão direta de dados entre a América Latina - Europa (atualmente essas transações fazem-se via Miami).

“É tempo de termos uma ligação digital direta Europa/América Latina ”, afirmou Carlos Zorrinho, para quem “a União da Energia e a União Digital são duas grandes agendas que permitem manter a UE “ligada” enquanto outras agendas chave não evoluem, como é infausto exemplo a agenda da União Económica e Monetária”.

No quadro do PRIMA Programa de Cooperação Euro-Mediterrânica em Investigação e Inovação, Carlos Zorrinho, depois de salientar a sua relevância nos sistemas alimentares e recursos hídricos, perguntou a Carlos Moedas o que pretende fazer para a concretização prática e imediata deste importante programa.

 

AUTOR

PS

DATA

21.07.2015

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1413
Maio 2019