1049

20 Set 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

IVG
Pressa eleitoralista da direita em aplicar taxas moderadoras
AUTOR

J. C. Castelo Branco

DATA

12.08.2015

FOTOGRAFIA

Jorge Ferreira

Pressa eleitoralista da direita em aplicar taxas moderadoras

A deputada socialista Isabel Moreira critica a “pressa eleitoralista” da direita em aplicar as taxas moderadoras na IVG e estranha a divulgação de aspetos da lei antes de a mesma ser publicada.

 

Isabel Moreira considera que “já foi bastante exótico que uma lei (despenalização da IVG) tão pacificada, que deu azo a que todos os especialistas da matéria fossem ao Parlamento explicar que a lei estava a ser bem aplicada, não havendo nenhum motivo para alterar nenhum aspeto, para que agora em tempo recorde os partidos da coligação de direita a alterarem”.

Uma alteração que, sublinha, “não passa só pelas taxas moderadoras, mas também no acompanhamento forçado pré e pós IVG”. Uma questão, sublinha, que mais violenta os direitos fundamentais.

A parlamentar do PS considera ainda que “esta pressa eleitoralista torna um pouco estranho que circulem notícias sobre o que vem no regulamento antes mesmo de os cidadãos terem direito a ver o regulamento publicado”.

Recorde-se que a introdução de taxas moderadoras na IVG foi aprovada pela maioria PSD/CDS a 22 de junho na Assembleia da República. O assunto motivou então intenso debate entre os deputados e a votação foi antecedida por protestos nas galerias.

 

AUTOR

J. C. Castelo Branco

DATA

12.08.2015

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1414
Agosto 2019