1103

06 Dez 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

Alexandre Quintanilha
António Costa apresenta protesto à RTP
AUTOR

J. C. C. B.

DATA

08.10.2015

FOTOGRAFIA

rtp

António Costa apresenta protesto à RTP

O Secretário-geral do PS considera “inaceitável” a forma como o jornalista José Rodrigues dos Santos se referiu a Alexandre Quintanilha, cabeça de lista do PS pelo círculo do Porto, no Telejornal de ontem. “Foi eleito - ou eleita - deputado do PS”, disse o pivô da RTP a propósito do cientista e investigador.

 

Ver aos 44:55m

 

Ao fazer o lançamento de uma reportagem sobre as eleições legislativas, durante a edição de ontem do Telejornal, o pivô da RTP disse, referindo-se ao deputado socialista: “ O deputado mais velho tem 70 anos e foi eleito – ou eleita [sic] – pelo PS”. Uma referência que, no entender do PS, exige explicação.

Em mensagem enviada aos jornalistas, o gabinete do Secretário-geral socialista informa ainda que António Costa exige “um pedido de desculpas e uma tomada de posição pública da RTP sobre o assunto”.

 

Homofobia e sexismo

O PS estranha o avolumar de atitudes homofóbicas e sexistas, que, infelizmente, começam a ser recorrentes na televisão pública.

Também as comemorações da República foram assinaladas na RTP com uma peça sexista “de mau gosto” e de “folclore machista”, onde se veem piropos sexistas ao busto da República.

Num artigo publicado por Rita Ferro Rodrigues no facebook da plataforma feminista Maria Capaz, considera-se “ultrajante o facto da RTP ter aproveitado a comemoração dos 105 anos da República para insultar todas as mulheres e cidadãs deste país, bem como os princípios da Liberdade e da Igualdade promovidos pela própria República, consubstanciados na figura/estátua que a representa”.

Deste modo, a plataforma feminista Maria Capaz exigiu que a RTP se retrate publicamente, independentemente das queixas que apresentou ao Provedor do Telespectador da RTP, à ERC e à Comissão para a Igualdade de Género.

 

Clique para ver

AUTOR

J. C. C. B.

DATA

08.10.2015

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1414
Agosto 2019