1034

31 Jul 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

UNESCO
Sintra Património Mundial celebra 20 anos
AUTOR

Partido Socialista

DATA

04.12.2015

FOTOGRAFIA

CMS

Sintra Património Mundial celebra 20 anos

Sintra comemora este domingo, 6 de dezembro, o vigésimo aniversário da elevação a Património Mundial, na categoria de Paisagem Cultural, pela UNESCO.

 

Para assinalar a efeméride, a Câmara Municipal de Sintra promove um conjunto de atividades, com destaque para a participação dos Urban Sketchers no "Encontro USkP - Sintra Desenhada”, que decorre às 14h30. Os Urban Sketchers são um coletivo de autores que desenham em diários gráficos as cidades onde vivem e os sítios por onde viajam. 

Do programa, salienta-se também a abertura gratuita do Palácio Nacional de Sintra na noite de 6 de dezembro, entre as 20h00 e as 00h00. A noite incluirá apresentações de música renascentista e dança de época (séculos XV e XVI), igualmente gratuitas.

Sintra foi o primeiro sítio Europeu inscrito pela UNESCO como Paisagem Cultural, a 6 de dezembro de 1995. A distinção fez jus à beleza e importância dos seus palácios, parques, palacetes e chalés, envoltos numa vegetação exuberante e numa harmoniosa complementaridade entre paisagem natural e uma intervenção humana riquíssima.

O valor universal da sua paisagem foi reconhecido como constituindo uma abordagem pioneira ao paisagismo Romântico e percursora da interpretação desta nova forma de pensar noutros locais da Europa. Na sua 19ª sessão, em Berlim, o Comité do Património Mundial reconheceu, ainda, Sintra como sendo um exemplo único de local que preservou a sua integridade fundamental, no qual se conservaram evidências significativas das sucessivas culturas que o ocuparam.

Visite e desfrute um património cultural único.

 

AUTOR

Partido Socialista

DATA

04.12.2015

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1414
Agosto 2019