1034

31 Jul 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

Transportes de Lisboa e Porto
Governo confirma anulação das concessões
AUTOR

Partido Socialista

DATA

07.01.2016

FOTOGRAFIA

Jorge Ferreira

Governo confirma anulação das concessões

O ministro do Ambiente confirmou hoje, no final da reunião do Conselho de Ministros, a reversão dos processos de concessão dos transportes de Lisboa e Porto, decididos pelo anterior Governo. João Matos Fernandes adiantou que espera concluir o processo dentro de um mês e que é expetativa do Executivo que não haverá lugar a qualquer indemnização.

 

João Matos Fernandes acrescentou que a caução que as empresas que ganharam as concessões pagaram será devolvida, assim que a decisão jurídica relativa à reversão for formalizada, o que pode demorar mais um mês já que tem "alguma complexidade jurídica".

Acrescentando que a caução paga pelas empresas será devolvida, o ministro explicou que “caberá agora ao conselho de administração do Metro, que é comum à Carris e Transtejo, dialogar com as empresas e propor uma decisão jurídica final para concluir este processo”, sublinhando ainda que “a filosofia do Governo é a mesma para os transportes do Porto”.

 

Metro de Lisboa com nova administração

O Conselho de Ministros aprovou também a designação de uma nova administração para o Metro de Lisboa, que será liderada por Tiago Lopes Farias e constituída por personalidades de indiscutível idoneidade, experiência e competência profissionais, relativamente às quais foi obtido parecer favorável da CRESAP.

Esta decisão, de acordo com o comunicado divulgado, deve-se a uma mudança na orientação política que vem expressa no Programa do XXI Governo, que prevê, em sentido contrário ao definido pelo anterior Governo, o reforço das competências das autarquias locais na área dos transportes e a anulação das concessões e privatizações em curso dos transportes coletivos de Lisboa e Porto.

 

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1414
Agosto 2019