Esta semana

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA



nº 649

22 Nov 2017

diretora | Edite Estrela

Educação
PS saúda novo modelo de provas de aferição
AUTOR

J. C. C. B.

DATA

18.03.2016

FOTOGRAFIA

DR

PS saúda novo modelo de provas de aferição

O deputado socialista Porfírio Silva elogiou ontem o novo modelo de provas de aferição a meio dos ciclos do ensino básico e a decisão do Governo de permitir às escolas uma “transição mais suave” em casos específicos devidamente fundamentados.

 

“O PS saúda, quer o modelo em si, que tem como objetivo promover o sucesso escolar com melhor e mais atempado acompanhamento dos alunos, e também a vontade de que as escolas, se assim o entenderem, fazerem uma transição mais suave para a aplicação plena”, disse o deputado socialista.

O também membro do Secretariado Nacional do PS falava no Parlamento à Comunicação Social sobre a decisão do Conselho de Ministros de marcar aquelas provas nacionais para 6 (Português) e 8 de junho (Matemática), podendo as escolas não as realizar já este ano, desde que fundamentem essa decisão.

“O novo modelo, já em aplicação completa este ano, é o exame no nono ano e provas de aferição no segundo, quinto e oitavo anos de escolaridade. Se houver escolas que, fundamentadamente, com apoio do conselho pedagógico, entenderem que não se aplica já este modelo, a escola explicará internamente, aos alunos e famílias, essa decisão", acrescentou Porfírio Silva, que desvalorizou as intenções de PSD e CDS-PP de chamar o ministro ao Parlamento para explicações adicionais.

 

AUTOR

J. C. C. B.

DATA

18.03.2016