Esta semana

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA



nº 649

22 Nov 2017

diretora | Edite Estrela

Congresso PS/Açores
“Uma Autonomia forte ao serviço dos Açorianos”
AUTOR

Partido Socialista

DATA

18.03.2016

FOTOGRAFIA

PS Açores

“Uma Autonomia forte ao serviço dos Açorianos”

O Partido Socialista dos Açores realiza este fim de semana o seu XVI Congresso Regional, na cidade da Lagoa, levando a debate a moção “Uma autonomia forte ao serviço dos açorianos”, apresentada pelo líder regional, Vasco Cordeiro. Os trabalhos decorrem até domingo, quando o Secretário-geral do PS, António Costa, presidirá, pelas 12h00, à sessão de encerramento.

 

No documento de orientação política global, o líder regional propõe as linhas mestras do PS/Açores para os próximos dois anos, enfatizando que “são as açorianas e os açorianos os verdadeiros obreiros da autonomia, e que só uma autonomia forte e exigente consigo própria é capaz de dar resposta aos desafios com que a região está confrontada”.

Estruturada em quatro capítulos, a moção global apresenta um conjunto de propostas e de objetivos para o segundo mandato de Vasco Cordeiro, dedicando o primeiro desses capítulos, intitulado “Açorianos – As pessoas sempre em primeiro lugar”, ao emprego, educação, políticas sociais e saúde.

As políticas públicas a definir em áreas-chave da economia açoriana, como a agricultura, as pescas, o turismo, bem como o papel de uma Administração Pública simples e eficaz ao serviço dos cidadãos, são o tema do capítulo “Qualificar os nossos recursos, projetar a nossa economia”.

O capítulo “Uma autonomia forte e de futuro” é dedicado a um conjunto de propostas no sentido de reforçar a participação política dos cidadãos, aprofundar a autonomia e qualificar a democracia.

Por fim, no capítulo “Reforçar a ligação às pessoas, abrir o partido à sociedade”, é apresentado um conjunto de propostas que visam modernizar o partido, reforçando-o como sinónimo de inovação e de proximidade, e como a força política que melhor está sintonizada com as expetativas e ambições dos cidadãos açorianos.

O XVI Congresso Regional do PS/Açores decorre entre 18 e 20 de março, no auditório do Parque Nonagon, na cidade da Lagoa, com a participação de cerca de 300 delegados das nove ilhas da região.

 

AUTOR

Partido Socialista

DATA

18.03.2016