Esta semana

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA



nº 607

21 Set 2017

diretora | Edite Estrela

DNMS – Novas Lideranças
Um momento histórico para todas as mulheres
AUTOR

Partido Socialista

DATA

28.07.2016

FOTOGRAFIA

DR

Um momento histórico para todas as mulheres

O Departamento Nacional das Mulheres Socialistas – Novas Lideranças regozija-se com a candidatura de Hillary Clinton à presidência dos Estados Unidos da América, oficializada esta semana, considerando-a como “um momento histórico para a sociedade americana e para todas as sociedades que valorizam a participação das mulheres na política”.

 

Em comunicado, as Mulheres Socialistas recordam ainda o compromisso político de Hillary Clinton para com os Direitos das Mulheres e a sua ação política na área da igualdade e do combate à discriminação, enaltecendo a escolha do Partido Democrata como representativa das Novas Lideranças de que o mundo necessita.

Leia o comunicado na íntegra:

Hillary Clinton é oficialmente candidata à presidência dos Estados Unidos da América pelo Partido Democrata, um momento histórico para a sociedade americana e para todas as sociedades que valorizam a participação das mulheres na política. Vale a pena recordar o compromisso político de Hillary Clinton para com os Direitos das Mulheres, tornado célebre com o seu famoso discurso de na IV Conferência Mundial sobre as Mulheres, em Pequim - 1995, onde afirmou que “Os Direitos Humanos são Direitos das Mulheres e os Direitos das Mulheres são Direitos Humanos”.

Mas a ação política de Hillary Clinton na área da Igualdade e Não-discriminação não se resume ao seu feminismo assumido e às causas do empoderamento das mulheres e jovens raparigas. Hillary tem estado na linha da frente no apoio às pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgénero e Intersexo (LGBTI). É impossível omitir o famoso discurso de Genebra, em dezembro de 2011, por ocasião do Dia Internacional dos Direitos Humanos, quando Hillary se dirigiu a um grupo de pessoas cujos direitos continuavam a ser negados, pessoas que têm sofrido violência e assédio, que foram e continuam a ser marginalizadas e maltratadas e mesmo executadas, que são vítimas de exclusão nos seus quotidianos, pessoas a quem são negadas oportunidades de trabalho e de aprendizagem, que são forçadas a sair das suas casas e dos seus países e são forçadas a negar quem são para se protegerem. Hillary estava a falar de forma inequívoca de pessoas LGBTI e afirmou que “Os Direitos das pessoas LGBTI são Direitos Humanos”,

O Departamento Nacional das Mulheres Socialistas - Novas Lideranças não podia deixar de destacar este importante marco de aprofundamento da democracia, regozijando-se com a escolha do Partido Democrata. O mundo atual precisa de Novas Lideranças. Os Estados Unidos da América precisam neste momento de Hillary Clinton como Presidente.

As mulheres de todo o mundo precisam de quebrar mais este teto de vidro. Os Direitos Humanos precisam de líderes que os afirmem, rompam preconceitos e protagonizem a mudança!

AUTOR

Partido Socialista

DATA

28.07.2016