Esta semana

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA



nº 684

18 Jan 2018

diretora | Edite Estrela

16 e 17 de setembro
Conferência socialista em Coimbra
AUTOR

Partido Socialista

DATA

12.09.2016

FOTOGRAFIA

Partido Socialista

Conferência socialista em Coimbra

O Partido Socialista, em conjunto com o grupo S&D no Parlamento Europeu, promove nos próximos dias 16 e 17 de setembro, em Coimbra, uma conferência subordinada ao tema “Desigualdade, Território e Políticas Públicas”, que conta com a participação do Secretário-geral do PS e primeiro-ministro, António Costa, na sessão de encerramento.

 

A iniciativa, que se realiza no Convento de São Francisco, reúne um alargado conjunto de oradores e participantes, entre especialistas, académicos, autarcas, governantes, parlamentares e dirigentes políticos, que levarão a debate os temas da desigualdade, do desenvolvimento territorial e da promoção da igualdade social, em vários painéis temáticos.

O primeiro dia da iniciativa, na sexta-feira, dia 16, será dedicado à exibição do filme “Inequality for All”, um documentário de Robert Reich e Jacob Kornbluth, vencedor do prémio especial do Júri no Festival de Sundance de 2013. A obra será apresentada por Rui Pena Pires, seguindo-se um período de debate dinamizado por Pedro Adão e Silva e João Teixeira Lopes. 

O Partido Socialista tem inscrito no seu ADN a procura da redução das desigualdades como um elemento fundamental na construção de uma sociedade decente.

Esse é um objetivo que consta da Agenda para a Década e do Programa do XXI Governo Constitucional, pese os condicionalismos existentes. O próximo ano político será certamente marcado por este tema.

O trabalho político do PS e a sua área de intervenção ultrapassam em muito as tarefas, certamente exigentes da governação, estendendo-se pelo Parlamento, autarquias locais (onde teremos eleições no ano de 2017) e todas as outras formas, institucionais e orgânicas, de relacionamento com a sociedade civil. O Partido Socialista é e quer continuar a ser um partido de portas abertas, atento a tudo o que o rodeia, rejeitando o isolamento e a autossuficiência.

É esse o sentido e o enquadramento desta jornada de reflexão, que conta com o contributo plural de diversos saberes, diferentes perspetivas e pontos de vista.

Todos estão convidados. Participe!