1026

19 Jul 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

Eleições Açores
Vasco Cordeiro anuncia Agenda Regional para a Inovação
AUTOR

Partido Socialista

DATA

29.09.2016

FOTOGRAFIA

DR

Vasco Cordeiro anuncia Agenda Regional para a Inovação

O presidente do PS/Açores, Vasco Cordeiro, anunciou ontem, na ilha das Flores, que pretende avançar na próxima legislatura com a criação de uma Agenda Regional para a Inovação.

 

Falando num jantar-comício, perante centenas de apoiantes, o líder socialista açoriano reafirmou que o PS quer “abraçar e vencer novos desafios para a Região”, como a “competitividade e a inovação, em todas as áreas que possam ajudar a criar mais riqueza, gerando mais emprego”.

Vasco Cordeiro explicou que, com esta Agenda, pretende “melhorar os serviços que são prestados aos Açorianos, ao nível das entidades públicas do Governo Regional”, mas também “criar sinergias, articular a cooperação entre o Governo dos Açores, associações empresariais, centros de conhecimento, de forma a reforçar as condições adequadas à transferência de conhecimento ao tecido económico, à inovação empresarial e à investigação aplicada, para que possam surgir cada vez mais produtos de valor acrescentado”.

O líder socialista realçou que o PS se apresenta a estas eleições “em nome e por causa do futuro”, recordando que nos últimos 4 anos “foi o PS/Açores que esteve ao lado das famílias e das empresas, trabalhando para criar soluções, lançando mão de todos os instrumentos que a Autonomia nos permite, para criar as condições para que as famílias e as empresas pudessem enfrentar e sair dessa tormenta que vivemos o melhor possível, sem deixar ninguém para trás”.

Lamentou, por isso, que haja “partidos que parecem estar zangados com o passado, ou porque há 20 anos que não conseguem ganhar eleições regionais, ou porque nos últimos 4 anos perderam todas as eleições a que concorreram e em que apresentaram listas” ou até porque “os Açorianos decidiram dar o seu voto e a sua confiança ao PS ao longo destas 5 eleições”.

 

Valorizar e melhorar a competitividade da ilha das Flores

Referindo-se concretamente à ilha das Flores, Vasco Cordeiro preconizou a “reestruturação da fábrica da Cooperativa Ocidental, apoiando o aumento da produção de leite”, mas também “estabelecendo critérios diferenciados que possam ter em conta a realidade em termos de apoio através projetos por fundos comunitários”. O Presidente do PS/Açores sublinhou a importância de “incentivar a diversificação agrícola” de forma a “reduzir a dependência do exterior”.

O PS pretende “melhorar a competitividade no setor das pescas na ilha das Flores, com a construção, após a conclusão da primeira fase, do molhe sul do Porto de Poças, conforme a solução testada pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil”, especificou. Vasco Cordeiro defendeu, ainda, a “dinamização dos tipos de turismo que possam valorizar a ilha das Flores, como é o caso dos trilhos pedestres ou do Cannyoning”.

Futuro da região apela à participação de todos

Sobre o ato eleitoral do próximo dia 16 de outubro, Vasco Cordeiro rejeitou que o PS já tenha ganho estas eleições e lembrou que só contam os votos que entrarem na urna, naquele dia.

“Alguns dizem que o PS já ganhou estas eleições. Esta desvalorização do ato eleitoral do dia 16 de outubro é o pior ataque, a pior ferida que se pode inflingir à nossa democracia e à nossa Autonomia. Dia 16 de outubro é preciso que todos vamos votar, para dar mais força ao PS e dar mais força aos Açores”, frisou Vasco Cordeiro.

AUTOR

Partido Socialista

DATA

29.09.2016

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1413
Maio 2019