813

27 Jul 2018

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

Parlamento
PS propõe celebrar Dia dos Cientistas na data de nascimento de Mariano Gago
AUTOR

Partido Socialista

DATA

31.10.2016

FOTOGRAFIA

Jorge Ferreira

PS propõe celebrar Dia dos Cientistas na data de nascimento de Mariano Gago

O Grupo Parlamentar do Partido Socialista entregou um projeto de resolução na Assembleia da República propondo a criação do Dia dos Cientistas, a ser celebrado na data de nascimento de José Mariano Gago, a 16 de maio, homenageando o legado do antigo ministro da Ciência.

 

“A história mostra que, em democracia, o conhecimento é uma das ferramentas mais poderosas para a construção de sociedades dinâmicas, em que os cidadãos se sentem mais realizados, mais livres autónomos e audazes, mas também mais inclusivos do outro” afirmou o deputado socialista Alexandre Quintanilha, no Parlamento.

Alexandre Quintanilha salientou, depois, que o objetivo da proposta socialista é celebrar a importância do conhecimento e reconhecer o papel dos cientistas na sociedade portuguesa, tendo evocado o contributo de José Mariano Gago como “um dos principais dos obreiros” desse reconhecimento.

“Foi ele que introduziu avaliações internacionais, criou o Ciência Viva, hoje imitado por esse mundo fora, apoiou todas as áreas do conhecimento, quintuplicou o financiamento para a ciência e influenciou de forma decisiva a política europeia da Ciência”, recordou.

“Por todas estas razões, e também pela sua inteligência, persistência e qualidades humanas e pelo muito que ainda poderia ter feito, escolhemos o dia do seu nascimento para homenagear os milhares de exploradores que continuam a avançar as fronteiras do conhecimento”, concluiu o parlamentar socialista.

AUTOR

Partido Socialista

DATA

31.10.2016

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1411
Maio 2018