1088

15 Nov 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

Inclusão
Feliz Dia da Língua Gestual Portuguesa!
AUTOR

Partido Socialista

DATA

15.11.2016

FOTOGRAFIA

DR

Feliz Dia da Língua Gestual Portuguesa!

A secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, assinalou hoje o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa (LGP), reforçando o compromisso do Governo para que a LGP seja promovida de forma efetiva e acessível a todas as pessoas surdas.

 

Numa mensagem de vídeo alusiva, Ana Sofia Antunes lembra que se cumprem hoje 19 anos desde que a LGP foi reconhecida como língua oficial de Portugal, sendo a terceira língua a obter este estatuto no país, depois do português e do mirandês.

A secretária de Estado salienta ainda os “passos seguros” que o atual Governo já empreendeu nesta matéria, como a criação dos Balcões da Inclusão, que permitem a todas as pessoas surdas serem atendidas com direito a intérprete de língua gestual, ou a aplicação de atendimento de emergência para pessoas surdas, que está a ser finalizada.

Na mensagem, a governante dirige também uma palavra de estímulo e agradecimento à comunidade surda. “Deixo-vos o nosso compromisso de estarmos convosco e estarmos a fazer tudo para que a língua gestual portuguesa seja cada vez mais uma das nossas línguas oficiais em Portugal”, refere, finalizando: “Feliz Dia da Língua Gestual Portuguesa!”.

AUTOR

Partido Socialista

DATA

15.11.2016

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1414
Agosto 2019