1086

13 Nov 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

António Costa
Sistema financeiro português saiu do impasse
AUTOR

Mary Rodrigues

DATA

15.11.2016

FOTOGRAFIA

DR

Sistema financeiro português saiu do impasse

António Costa garante que o sistema financeiro português saiu, durante este ano, do impasse em que se encontrava, o que ajudará no crescimento da economia.

 

O primeiro-ministro falava aos jornalistas no final do encontro bilateral que manteve em Madrid com o chefe do Executivo espanhol, Mariano Rajoy, ocasião na qual reiterou que o nosso país está “a sair de uma fase de instabilidade do sistema financeiro, a estabilizá-lo e a concluir um trabalho com o Banco de Portugal”.

Costa descreveu este trabalho em curso como crucial para “termos uma solução sistémica e resolver situações de ativos menos performantes da banca portuguesa”.

Depois, o primeiro-ministro apontou o “excelente exemplo” espanhol no setor financeiro, referindo que Espanha deu “prioridade à resolução dos problemas da banca”, sendo esta uma das razões que explicam o forte crescimento económico que tem neste momento.

“Portugal teve outras prioridades e tem de tratar agora do que a Espanha tratou antes”, pontualizou, considerando ter sido “uma alteração essencial o facto de a Comissão Europeia ter autorizado a capitalização a 100 % pública deste banco”.

“Esse plano de capitalização, que é o essencial, está a decorrer normalmente, está em curso e será concluído no calendário previsto”, assegurou António Costa.

AUTOR

Mary Rodrigues

DATA

15.11.2016

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1414
Agosto 2019