985

17 Maio 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

Depoimentos
Deputados socialistas
AUTOR

Partido Socialista

DATA

11.01.2017

FOTOGRAFIA

Leonel Moura

Deputados socialistas

Conheci pessoalmente Mário Soares quando ele já tinha ultrapassado os 80 anos.

A marca mais impressiva que me deixou, para além de todas as qualidades que fizeram dele uma das principais personalidades do século XX no mundo, foi a sua permanente disponibilidade para a vida. Por isso, manteve-se sempre jovem, em agilidade politica, na sagacidade, como bon vivant, na fome de politica, no gosto pelo risco, no desafio ao estabelecido e sempre disposto a lançar-se para a próxima luta ao mais pequeno sinal de alerta. Vi-o soprar as velas do seu 87º aniversário numa manifestação pelos Estaleiros de Viana do Castelo, em Viana, desfilar aos 90 em Paris contra o ataque ao Charlie Hebdo, visitar Sócrates contra tudo e todos, deleitar-se com o Papa Francisco, laico e agnóstico. Uma delícia. Assistir à ação de Mário Soares nos últimos 10 anos, foi uma lição de juventude, de entusiasmo e de permanente compromisso ideológico, que nos tem que contaminar. Mário Soares, para mim, foi e será sempre o mais jovem de todos nós.

Gabriela Canavilhas

 

Mário Soares foi o Arauto da Liberdade e o rosto humano da política nacional, europeia e mundial.

Defendeu as liberdades… e foi preso arbitrariamente.

Lutou contra a Ditadura… e foi preso de consciência.

Lutou por todos nós…, e libertou-nos da mordaça da censura.

Devemos-lhe a Democracia pluralista, um Portugal desenvolvido e aberto ao mundo.

Devemos-lhe a Liberdade de ser, pensar e agir.

Este Homem singular de invulgar coragem e resistência, marcou o séc. XX e interpretou como ninguém os desafios do seculo XXI.

Que saibamos continuar o seu imenso legado e buscar de forma permanente e inconformista a “forma justa”, que foi sempre a sua marca nesse percurso longo de intervenção política transformadora, “inteira e limpa”.

Todos somos, Mário Soares. Todos somos liberdade!

Susana Amador

 

Pela magnífica lição de cidadania que a sua vida representou, pelo apego, sem falhas, aos valores democráticos e á ética republicana, pelo exemplo de resistência á ditadura e de combate permanente pelas liberdades, pelo sentido de tolerância e de diálogo que sempre praticou como valores primeiros, pela capacidade de sonhar e lutar até ao último momento, sem quebras de ânimo ou de convicções, em suma, pela excecional lição de vida que nos deixa, obrigado Dr. Mário Soares!

José Miguel Medeiros

 

Mário Soares é a grande referência política do Portugal moderno e democrático. Lutou contra a ditadura. Lutou pela liberdade. Lutou pela democracia plural. Bateu-se sempre com muita coragem e pleno de convicções. É o pai da nossa democracia e uma das figuras mais marcantes do último século. O país deve-lhe muito. Obrigado Mário Soares.

João Paulo Correia

 

Soares foi o gigante do Portugal moderno, pelo seu papel decisivo e incontornável na construção da democracia portuguesa e no ideal europeu. Guterres disse, e bem, que era um dos raros políticos portugueses com estatura europeia e mundial. O mais conhecido no estrangeiro, acrescento eu. A sua morte seria notícia em todo o mundo. Foi o reconhecimento universal pela sua luta em prol da liberdade. António Costa, por sua vez, disse que Soares foi o rosto e a voz da nossa liberdade. A liberdade de falar, de pensamento e de discordar. A liberdade que ele dizia ser uma planta frágil que era preciso cuidar. Os serviços prestados por Soares ao seu país -servir Portugal era o seu lema principal - perdurarão para sempre na memória dos portugueses, tão nobilitantes foram. O campeão da liberdade e da democracia foi, sem dúvida, o melhor político da nossa história contemporânea. Saibamos estar à altura dele e do seu legado.

Simões Ilharco - Jornalista

AUTOR

Partido Socialista

DATA

11.01.2017

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1412
Fevereiro 2019