990

24 Maio 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

Base das Lajes
PS alerta para urgência de descontaminação ambiental da ilha Terceira
AUTOR

Catarina Correia

DATA

17.05.2017

FOTOGRAFIA

Jorge Ferreira

PS alerta para urgência de descontaminação ambiental da ilha Terceira

A deputada do PS Lara Martinho, eleita pelo círculo dos Açores, defendeu hoje no Parlamento que a descontaminação ambiental da ilha Terceira tem de ser uma prioridade, depois de há cerca de uma semana ter terminado a última reunião da Comissão Bilateral entre Portugal e os Estados Unidos da América (EUA) sobre a Base das Lajes, em Washington, que o presidente do Governo Regional dos Açores considerou insatisfatória.

 

A vice-presidente da bancada socialista lembrou que Vasco Cordeiro “apresentou uma proposta para que fosse definido um calendário concreto, com datas limite, no sentido de ser desenvolvido o trabalho de recuperação ambiental das áreas afetadas” pela ocupação dos EUA, advertindo, no entanto, que o compromisso norte-americano “não foi claro”.

“Já esta segunda-feira o departamento de Estado norte-americano veio afirmar que vão continuar a trabalhar na importante tarefa de cuidar do ambiente, que continua a ser uma prioridade para os EUA”, afirmou Lara Martinho, esperando que tal promessa seja cumprida.

“A descontaminação da ilha Terceira tem efetivamente de significar que esta é feita em todas as zonas onde o dano ambiental é derivado da presença norte-americana, quer dentro quer fora da Base das Lajes”, avisou.

A parlamentar lembrou depois a recomendação que o partido fez ao Governo sobre esta matéria, como a manutenção do empenho do Executivo na implementação das medidas previstas na declaração conjunta assinada com o Governo Regional dos Açores a 30 de abril de 2016, a garantia de que, depois da descontaminação ambiental de toda a ilha da Terceira, as infraestruturas excedentárias das Lajes sejam reaproveitadas, e o desenvolvimento de todos os esforços na procura das melhores soluções para o crescimento económico da ilha Terceira, “garantindo que não existem no país nem zonas reservadas a investimento externo, nem zonas excluídas a investidores estrangeiros”.

Lara Martinho sublinhou que o tema da descontaminação não é novo, acusando o anterior Executivo do PSD/CDS de nada ter feito para o resolver. Durante o debate parlamentar, a deputada fez também uma referência ao projeto de resolução do PSD sobre a Base das Lajes, ironizando que se trata de “um sinal de confiança pelo trabalho desenvolvido pelo atual Governo da República do PS, uma vez que recomenda que seja enviado à Assembleia da República (AR) um relatório anual sobre o cumprimento dos acordos de utilização da Base das Lajes e respetivos processos negociais, quando até agora era semestral”. Esta contradição foi apontada por Lara Martinho, uma vez que, “sob a liderança do PSD, foi aprovada em 2015 uma resolução apoiada por todos os partidos políticos a recomendar ao Governo o envio à AR de relatórios semestrais sobre a evolução das negociações com o Governo dos EUA”.

A deputada do PS defendeu ainda que a “Comissão Bilateral não esgota a discussão política”, alertando que existem outros espaços de discussão, “como as consultas políticas entre o ministro dos Negócios Estrangeiros e o secretário de Estado norte-americano, que foi ontem proposto pelo presidente dos Açores”. “É efetivamente a este nível político que esta questão deve ser tratada”, disse.

 

AUTOR

Catarina Correia

DATA

17.05.2017

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1413
Maio 2019