805

17 Jul 2018

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

Cimeira Ibérica
Investimento em infraestruturas para impulsar crescimento económico

Investimento em infraestruturas para impulsar crescimento económico

Portugal e Espanha ratificaram intenções de colaborar estreitamente em matéria de infraestruturas de transporte transfronteiriças, com o rio Douro como pano de fundo.

 

No âmbito da 29ª Cimeira Ibérica, os chefes de Governo português e espanhol, António Costa e Mariano Rajoy respetivamente, assinaram compromissos temporais para o desenvolvimento das principais ligações, sendo conferida prioridade, entre outros, ao investimento nas redes ferroviárias.

A bordo do navio Douro Elegance, o ministro do Planeamento e das Infraestruturas adiantou que entre os dois países vizinhos estão a ser ultimadas várias novas obras nesta área, mas informou que tudo será feito com recurso a instrumentos comunitários de apoio.

“São obras para ser financiadas com fundos comunitários, para que melhorem a situação económica, mas mantendo o equilíbrio orçamental” de Portugal e de Espanha, adiantou Pedro Marques, falando a bordo de uma embarcação no rio Douro, no primeiro de dois dias de cimeira entre Portugal e Espanha.

O governante referiu as ligações ferroviárias entre Porto e Vigo, a linha da Beira Alta e o corredor Sines-Caia, mas destacou também, a nível rodoviário, o troço final da A25 e uma “obra de requalificação” da ponte sobre o rio Guadiana.

“Estas obras impulsionarão mais crescimento económico nos dois países”, disse, ressalvando porém que toda obra será feita “com os pés assentes no chão", atendendo à situação económica e financeira de ambos os países.

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1411
Maio 2018