747

20 Abr 2018

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

WIFI4EU
Mais de 5 mil ligações para acesso gratuito à internet sem fios na União Europeia
AUTOR

Partido Socialista

DATA

30.05.2017

FOTOGRAFIA

DR

Mais de 5 mil ligações para acesso gratuito à internet sem fios na União Europeia

O Parlamento e o Conselho Europeu fecham ontem o acordo que viabiliza a iniciativa WIFI4EU, que permitirá a instalação de pontos de acesso gratuitos à internet sem fios, promovidos por organismos do setor público nos centros de vida pública local. “Independentemente do local onde viva ou de quanto ganha, cada europeu deve beneficiar da conectividade sem fios gratuita”, sublinha o eurodeputado socialista Carlos Zorrinho.

 

Serão elegíveis projetos que não dupliquem ofertas similares gratuitas na mesma área e permitam o acesso aos serviços, pelo menos nas línguas relevantes do Estado-Membro em causa e, se possível, em outras línguas da União Europeia.

“Independentemente do local onde viva ou de quanto ganha, cada europeu deve beneficiar da conectividade sem fios gratuita”, afirmou o eurodeputado socialista Carlos Zorrinho, acrescentando que “o acesso em banda larga de alta velocidade aos serviços sem fios é a chave para a construção de uma União Digital que não deixe ninguém para trás”.

Para Carlos Zorrinho, relator do Parlamento Europeu, “como projeto-piloto, o WiFi4EU aponta o melhor caminho para tornar efetiva a conectividade entre os cidadãos europeus. Por isso foi importante garantir que este projeto é equilibrado geograficamente entre e dentro dos Estados-Membros através da criação de um sistema de autenticação único válido em toda a União Europeia e apto a promover a inclusão digital”.

O projeto de acordo deve agora ser aprovado pelo Parlamento em sessão plenária e pelo Conselho antes da entrada em vigor da legislação. As primeiras candidaturas devem ser lançadas ainda antes do final do corrente o ano ou no início do próximo ano. Para concretizar esta iniciativa, as três instituições comprometeram-se a reunir um financiamento global de 120 milhões de euros.

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1410
Fevereiro 2018