1103

06 Dez 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

Programa eleitoral
A Saúde em debate em Coimbra
AUTOR

PS

DATA

15.05.2015

FOTOGRAFIA

PS

A Saúde em debate em Coimbra

O PS realiza amanhã mais uma iniciativa no âmbito da discussão do programa eleitoral e da construção de uma alternativa às atuais políticas que limitam o acesso a cuidados de saúde de qualidade. O evento terá lugar no Centro de Eventos Bissaya Barreto, em Coimbra, ao longo da tarde de sábado.

 

O debate será constituído por três painéis que decorrerão em simultâneo: Recuperar a Confiança no SNS, Inovação e criação de valor em Saúde e Garantir o acesso, Promover a Saúde. A sessão de encerramento contará com intervenções de António Arnaut, Adalberto Campos Fernandes, Pedro Coimbra e do Secretário-geral, António Costa.

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) é a grande conquista do Estado Social no nosso País. Gerou ganhos em saúde que nos fizeram convergir com a Europa. Promoveu não só um aumento da esperança de vida como a melhoria da sua qualidade, contribuindo igualmente para reduzir muitas das desigualdades que nos marcaram durante décadas.

O atual governo diminuiu a despesa em saúde, mas não o fez gastando melhor os recursos de que dispunha. Faltou ao governo visão estratégica e capacidade para levar a cabo reformas que promovam uma melhor aplicação dos recursos disponíveis.

Os portugueses sentem hoje a falta de acessibilidade ao SNS, como sentem a sua progressiva desumanização e perda de qualidade. Impõe-se, por isso, inverter esta situação recuperando a confiança dos portugueses no SNS. O PS assume esse desafio e essa responsabilidade.

Neste contexto, o debate que amanhã terá lugar discutirá os desafios e as oportunidades que se colocam ao Serviço Nacional de Saúde. Serão discutidos o reforço dos cuidados primários e o reforço dos cuidados continuados, bem como os mecanismos para melhorar o funcionamento dos hospitais. Será abordada a questão do financiamento da saúde em Portugal, bem como os modelos de simplificação no relacionamento do utente com o SNS.

Estão todos convocados para discutir, fazer sugestões e apresentar propostas num dos temas mais exigentes para o próximo Governo.

 

AUTOR

PS

DATA

15.05.2015

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1414
Agosto 2019