1103

06 Dez 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

Segurança escolar
PS quer observatório da segurança nas escolas
AUTOR

J. C. Castelo Branco

DATA

15.05.2015

FOTOGRAFIA

DR

PS quer observatório da segurança nas escolas

Na sequência dos recentes acontecimentos de violência entre jovens alunos na Figueira da Foz, o Grupo Parlamentar do PS apresentou um requerimento dirigido ao Ministério da Educação e Ciência onde pede a reativação do Observatório da Segurança em Meio Escolar.

 

No documento, refere-se que os dados relativos ao ano letivo 2013/2014 apontam para um aumento das ocorrências de natureza criminal em meio escolar, verificando-se “um aumento de 8,1% face ao ano letivo transato”.

Os deputados do PS recuperam ainda os dados de 2012/2013 sobre segurança escolar, considerando existir “um desfasamento de 4907 ocorrências entre o relatório elaborado pelo Ministério da Educação e o relatório elaborado pelas forças de segurança PSP e GNR”.

Este desfasamento de números leva o Grupo Parlamentar do PS a questionar o ministério de Nuno Crato sobre qual a justificação para esta “disparidade” nas ocorrências entre os dois relatórios.

No requerimento da bancada socialista afirma-se ainda que “os recentes acontecimentos, publicamente conhecidos, adensam a necessidade de uma maior salvaguarda e acompanhamento dos alunos em seio escolar e revelam a necessidade de repensar a atual estratégia de prossecução de uma efetiva Escola Segura”.

Face à crise económica e social “com que muitos agregados familiares se debatem”, os deputados do PS consideram que é obrigação do Ministério da Educação “assegurar as condições para um ambiente escolar seguro e disciplinado”.

AUTOR

J. C. Castelo Branco

DATA

15.05.2015

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1414
Agosto 2019