1049

20 Set 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

Transportes
Desconto para estudantes universitários e aposta na energia verde
AUTOR

Mary Rodrigues

DATA

01.09.2017

FOTOGRAFIA

Partido Socialista

Desconto para estudantes universitários e aposta na energia verde

O restabelecimento este setembro do passe sub23 vai permitir um desconto de 25% nos transportes aos estudantes do ensino superior com idade até aos 23 anos, independentemente da sua condição de recursos.

 

A novidade foi avançada por António Costa, em Gaia, durante a cerimónia de assinatura de contratos de aquisição de 188 autocarros elétricos e a gás pela STCP (Sociedade de Transportes Coletivos do Porto), traduzindo-se a compra num investimento de 92 milhões de euros.

“Amanhã [hoje, 1 de setembro] será publicada a portaria que restabelecerá o passe sub23 que permitirá aos estudantes do ensino superior ter desconto de 25% no passe, independentemente da sua condição de recurso”, revelou o líder do executivo, garantindo que a portaria será “para estar em vigor no início do ano letivo”.

Com esta compra, que conta com o financiamento do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR) do Portugal 2020, a STCP irá abater também 188 autocarros mais antigos, sendo que em 2020 mais de 80% da sua frota será verde e limpa.

Trata-se de um investimento no ambiente que, segundo evidenciou o primeiro-ministro, constitui um “contributo essencial” para reforçar a capacidade económica do país.

O governante defendeu que “Portugal possui condições ótimas que tem de saber aproveitar”, lembrando que “este sol (…) não é só um excelente argumento para atrair a Agência Europeia do Medicamento, é também, e sobretudo, uma enorme oportunidade para o país poder ser produtor e exportador de energia”.

“Nós que somos cronicamente deficitários na nossa balança de transações em matéria energética, poderemos um dia, fruto da capacidade que temos de produção de energias renováveis, e vencida a barreira da interconexão, seja com África, seja com o resto da Europa, podemos ser exportadores de energia”, realçou.

 

Validação por telemóvel e tarifas mais favoráveis

Presente na assinatura dos contratos de aquisição dos novos veículos da STCP esteve também o ministro do Ambiente.

Matos Fernandes destacou ser “inequívoco, que no domínio da bilhética integrada a Área Metropolitana do Porto é um excelente exemplo”.

“Ou melhor, será com a desmaterialização do andante, projeto em curso, financiado pelo Fundo Ambiental” e que disponibiliza uma aplicação para telemóveis “em que é exigida a validação apenas no início de cada viagem”, sendo que “a conta chega no final de cada mês, com a combinação das tarifas mais favoráveis para o cliente”.

“Este é um projeto verdadeiramente inovador, baseado numa tecnologia nunca utilizada com esta ambição e extensão”, assinalou o ministro, segundo o qual a primeira etapa deste processo, um projeto-piloto, “está concluída”, tendo registado o “fortíssimo entusiasmo e comprometimento pelos utilizadores de teste”.

“Não temos dúvidas de que no primeiro trimestre próximo ano este projeto, a que chamaremos ‘anda’, estará disponível para todo o público”, disse.

 

 

 

 

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1414
Agosto 2019