985

17 Maio 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

INE
Crescimento em alta e redução do défice confirmam credibilidade da estratégia do Governo
AUTOR

Rui Solano de Almeida

DATA

22.09.2017

FOTOGRAFIA

DR

Crescimento em alta e redução do défice confirmam credibilidade da estratégia do Governo

Os dados hoje divulgados sobre o crescimento da economia e a redução de défice vêm comprovar a “credibilidade da estratégia orçamental do Governo”, afirmou o ministro Mário Centeno, numa reação aos números hoje difundidos pelo Instituto Nacional de Estatística.

 

Mário Centeno considerou que os dados hoje divulgados pelo INE sobre a execução orçamental dos primeiros seis meses do ano “são muito positivos” e trazem uma “confiança reforçada” em relação aos objetivos orçamentais traçados para 2017.

Para o ministro das Finanças, fica uma vez mais garantido que “temos uma consolidação orçamental” que continua a acompanhar o crescimento económico e o emprego, assumindo que a taxa de crescimento de 3% “é muito robusta” e mostra o “caminho positivo” que a economia portuguesa tem estado a fazer.

O titular da pasta das Finanças referiu ainda que, com a redução equilibrada do défice, que no primeiro semestre de 2017, segundo o INE, foi de 1,9% do produto, mais o reforço do investimento e das políticas sociais, vai ser possível “diminuir de forma sustentada a dívida pública”, fator que Mário Centeno considera essencial para “garantir o financiamento do Estado, das empresas e das famílias”.

A atual trajetória das contas públicas, combinada com o crescimento económico e o emprego, é também fundamental, realçou Mário Centeno, para o “reforço da estabilidade, da previsibilidade e da credibilidade orçamental”.

AUTOR

Rui Solano de Almeida

DATA

22.09.2017

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1412
Fevereiro 2019