806

18 Jul 2018

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

Desemprego cai para 8,8%
Mais 136 mil pessoas empregadas no último ano
AUTOR

Rui Solano de Almeida

DATA

31.10.2017

FOTOGRAFIA

DR

Mais 136 mil pessoas empregadas no último ano

O desemprego em Portugal está a baixar, atingindo atualmente a mais baixa taxa desde julho de 2008. Isto mesmo é confirmado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que reviu em baixa para 8,8% o desemprego, confirmando aquela que tem sido a tendência do mercado ao longo do último ano.

 

Estes dados divulgados pelo INE, espelham na opinião do secretário de Estado do Emprego, Miguel Cabrita, o clima de confiança que é “transversal aos consumidores, investidores e empresários”, mas a que também não é alheio, como adianta, o “clima económico positivo” que o país atravessa e as políticas públicas que se têm “orientado para a devolução de rendimentos”, facto que para Miguel Cabrita, tem gerado o dinamismo económico que é hoje “completamente distinto daquele que se vivia há uns anos atrás”.

Para o secretário de Estado, a recuperação do emprego que se tem vindo a verificar em Portugal, sobretudo no último ano, está alicerçada, para além dos fatores já referidos, também na “criação de novos empregos”, ou seja, defende Miguel Cabrita, o crescimento do emprego foi mais “expressivo do que a diminuição do desemprego”, como aliás tem “acontecido nos últimos meses”.

Quer isto dizer, sustenta ainda o secretário de Estado, que quando se comparam os dados de agosto deste ano com os do mesmo mês de 2016, o que se verifica é que “há mais 136 mil pessoas empregadas e menos 107 mil desempregadas”.

AUTOR

Rui Solano de Almeida

DATA

31.10.2017

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1411
Maio 2018