1086

13 Nov 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

OPJP
Orçamento Participativo Jovem vai ter verba reforçada em 2018
AUTOR

Partido Socialista

DATA

15.01.2018

FOTOGRAFIA

dr

Orçamento Participativo Jovem vai ter verba reforçada em 2018

Foram sete os projetos vencedores do Orçamento Participativo Jovem Portugal (OPJP) 2017, apresentados numa sessão realizada no Centro de Juventude de Lisboa e presidida pelo ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, culminando assim uma iniciativa de cidadania participativa, destinada aos mais jovens, que se revelou um assinalável êxito.

 

O OPJP envolveu a participação de milhares de cidadãos jovens – dos 14 aos 30 anos, de norte a sul do país e regiões autónomas - a pensar na comunidade, com a apresentação e votação de projetos nas áreas temáticas de desporto inclusivo, educação para as ciências, inovação social e sustentabilidade ambiental, no valor máximo de 75 mil euros para a sua execução, correspondendo a uma dotação global de 300 mil euros.

A sessão de apresentação pública dos projetos vencedores, na qual também marcou presença o secretário de Estado da Juventude e do Desporto do Desporto, João Paulo Rebelo, decorreu num ambiente informal, sendo transmitida ao vivo no canal do YouTube “Maluco Beleza”, da autoria de Rui Unas, podendo ser revisitada aqui.

Para o presente ano de 2018, o Governo anunciou já a continuidade da iniciativa, que será objeto de um reforço significativo de dotação global, passando de 300 para 500 mil euros.

O OPJP é uma iniciativa de participação democrática inédita a nível mundial, desenvolvida pelo atual Governo, abrindo uma oportunidade para que os cidadãos mais jovens possam apresentar e votar projetos de investimento público em áreas temáticas definidas, apostando no seu espírito criativo e no seu potencial empreendedor.

Desenvolvida a partir da ideia original do Orçamento Participativo Portugal (OPP), a versão especificamente destinada aos projetos de iniciativa jovem está também enquadrada no âmbito do Orçamento do Estado, assegurando a implementação dos projetos votados como vencedores.

AUTOR

Partido Socialista

DATA

15.01.2018

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1414
Agosto 2019