1088

15 Nov 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

Cooperação
Portugal empenhado em estreitar relações com Andorra
AUTOR

Partido Socialista

DATA

15.01.2018

FOTOGRAFIA

dr

Portugal empenhado em estreitar relações com Andorra

O nosso país tem uma “enorme vontade” de estreitar as suas relações bilaterais com Andorra, garantiu o primeiro-ministro português, no final do encontro que manteve, em Lisboa, com o chefe do Governo do principado, Antoni Martí.

 

E foi no sentido do reforço dessa proximidade que, segundo assinalou António Costa, Portugal e Andorra assinaram um acordo que permitirá “um melhor acesso, por via digital, aos serviços fundamentais da nossa rede de serviços públicos”.

Agradecendo a “forma calorosa” como o principado tem recebido e integrado uma comunidade de 14 mil portugueses, o líder do Executivo apontou que o turismo é “uma boa área de cooperação entre nós”, até porque, frisou, “Portugal e Andorra têm ofertas complementares e não concorrenciais”.

António Costa incentivou de seguida o principado a “aproximar-se mais da União Europeia”, assegurando que o nosso país “vê com bons olhos o bom andamento do acordo de associação” entre a Europa comunitária e Andorra, referindo também o quadro de cooperação existente no âmbito da Cimeira Ibero-Americana.

 

Acordo para evitar dupla tributação é fator de progresso

Por outro lado, o primeiro-ministro sublinhou que “o acordo que entrou em vigor recentemente para evitar a dupla tributação” foi um importante fator de progresso nas relações bilaterais e “um passo fundamental para estreitarmos as nossas relações no domínio fiscal”.

“Apreciamos muito o esforço que Andorra tem feito para o cumprimento das regras fiscais internacionais”, disse o chefe do Governo português, destacando a evolução do principado no domínio da cooperação fiscal internacional e considerando que isto “permitirá, tão depressa quanto possível, de preferência este ano, intensificar ainda mais as relações económicas, designadamente numa atividade como o turismo”.

 

Andorra na CPLP e na Cimeira Iberoamericana

Por sua vez, o chefe do Governo de Andorra afirmou que o principado vai apresentar uma petição à Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), para se tornar país observador.

Realçando a importância da presença portuguesa em Andorra, Antoni Martí disse ter comunicado a António Costa que o pedido será entregue em breve na CPLP.

Sublinhou igualmente a necessidade de o principado manter a promoção e o reforço das relações multilaterais, particularmente as relações francófonas, hispanófonas e lusófonas.

Martí saudou por último o apoio português à candidatura do principado à organização da Cimeira Iberamericana de 2020, bem como o apoio de Portugal às negociações com a União Europeia para um acordo de associação.

AUTOR

Partido Socialista

DATA

15.01.2018

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1414
Agosto 2019