785

19 Jun 2018

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

Conselho da Europa
Edite Estrela eleita vice-presidente do Grupo dos Socialistas

Edite Estrela eleita vice-presidente do Grupo dos Socialistas

A deputada socialista Edite Estrela foi eleita vice-presidente do Grupo dos Socialistas, Democratas e Verdes (SOC) na Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa (APCE), no decurso da Sessão Plenária deste organismo que tem decorrido esta semana em Estrasburgo.

 

Na qualidade de vice-presidente eleita, a parlamentar portuguesa passará a participar nas reuniões do bureau do SOC, agora presidido pela deputada suíça Lillianne Maury Pasquier, a primeira das quais agendada para abril, em Paris.

Edite Estrela ficou ainda designada, na Assembleia Parlamentar, como membro efetivo das comissões dos Assuntos Sociais, da Saúde e do Desenvolvimento Sustentável, e para a Igualdade e a Não-discriminação, assim como membro suplente da comissão de Cultura, Ciência, Educação e Comunicação Social.

 

Paulo Pisco na comissão das Migrações e na sub-comissão das Diásporas

Na Sessão Plenária da APCE, foi também aprovada a designação do deputado socialista Paulo Pisco como membro efetivo da comissão das Migrações, dos Refugiados e das Pessoas Deslocadas, integrando igualmente, como membro efetivo, a sub-comissão das Diásporas.

Esta sub-comissão, que tem já agendada a primeira reunião formal para o dia 8 de fevereiro, em Rabat, Marrocos, tem como principal missão refletir sobre o envolvimento das diásporas na vida política, cultural e económica nas sociedades de acolhimento e nos países de origem, a par de promover a cooperação entre as associações da diáspora e outras organizações internacionais que tratam destas questões. Neste âmbito, foi já criada uma Rede Parlamentar para as Políticas para as Diásporas.

Paulo Pisco integra ainda, também como membro efetivo, a sub-comissão das Crianças e Jovens Refugiados e Emigrantes.

O encontro de Estrasburgo tinha já consagrado a reeleição da deputada e Secretária-geral adjunta do PS, Ana Catarina Mendes, que preside à delegação da Assembleia da República a este orgão do Conselho da Europa, como uma das vice-presidentes da APCE, sendo o único parlamentar português a recolher esta distinção.

Portugal faz-se agora representar na APCE, entre os seus membros, pelos deputados socialistas Ana Catarina Mendes, Edite Estrela e Paulo Pisco, como membros efetivos, e Idália Serrão e Jamila Madeira, enquanto membros suplentes.

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1411
Maio 2018