1103

06 Dez 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

Dia Mundial do Ambiente
Preservar o Ambiente para Mobilizar Portugal
AUTOR

PS

DATA

05.06.2015

FOTOGRAFIA

ONU

Preservar o Ambiente para Mobilizar Portugal

Assinala-se hoje o Dia Mundial do Ambiente, instituído há 43 anos pela assembleia-geral das Nações Unidas. A preservação do Ambiente é também uma das 21 causas para Mobilizar Portugal, inscritas na proposta de Programa Eleitoral do Partido Socialista. 

 

Em primeiro lugar, o ordenamento do território e o planeamento rural e urbano são instrumentos que devem estar ao serviço do desenvolvimento territorial, garantindo uma coordenação das várias políticas sectoriais. A valorização da dimensão territorial das políticas públicas constitui um importante desafio, para que o novo ciclo de utilização de fundos europeus permita desenvolver o país em termos equilibrados e inclusivos, promovendo uma efetiva coesão territorial.

A preservação do ambiente é também assumida pelo PS como essencial face aos desafios das alterações climáticas e da perda da biodiversidade, para os quais é preciso encontrar uma resposta sólida e que contribua solidariamente para a proteção do planeta, não deixando de atender às especificidades nacionais. 

Por outro lado, estes desafios são assumidos como fator de desenvolvimento e como um ativo estratégico, passível de valoração económica para o país. É necessário caminharmos para uma economia Verde, de baixo carbono, com mais empregos qualificados, capaz de produzir mais know-how tecnológico e exportar mais bens e serviços de alto valor acrescentado. Disso é exemplo a aposta assumida pelo PS de afirmar Portugal como fornecedor energético da Europa, produzindo energia solar para exportação e utilizando o terminal de GNL de Sines como porta de entrada de gás natural para o espaço europeu.

 

 

AUTOR

PS

DATA

05.06.2015

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1414
Agosto 2019