1026

19 Jul 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

Prémio Pessoa 2017
António Costa felicita arquiteto Aires Mateus
AUTOR

Partido Socialista

DATA

06.03.2018

FOTOGRAFIA

DR

António Costa felicita arquiteto Aires Mateus

O primeiro-ministro, António Costa, esteve ontem presente na cerimónia de atribuição do Prémio Pessoa 2017 ao arquiteto Aires Mateus, na Culturgest, em Lisboa, tendo assinalado que a distinção foi "um prémio mais que merecido".

 

O Prémio Pessoa, iniciativa do jornal "Expresso", com o patrocínio da Caixa Geral de Depósitos, é concedido anualmente à personalidade portuguesa que tenha sido protagonista de uma intervenção particularmente relevante e inovadora na vida artística, literária ou científica do país, já na sua 31ª edição.

Manuel Aires Mateus nasceu em Lisboa em 1963 e licenciou-se na Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa.

Foi professor na Graduate Scholl of Design de Harvard e atualmente leciona na Accademia di Architettura de Mendrisio, na Suíça, onde desenvolve uma atividade pedagógica integrada nos seus projetos.

Segundo o júri do galardão, que destaca "a obra pública vasta" de Aires Mateus, "a sua arquitetura é moderna, abstrata e contemporânea", mas partindo "de uma recolha de formas e materiais vernaculares portugueses, que integra de um modo exemplar".

Entre as suas obras mais marcantes, figuram a sede da EDP, em Lisboa, o Centro de Criação Contemporânea de Tours, em França, e o Museu de Design e Arte Contemporânea, em Lausanne, na Suíça.

 

 

 

 

 

AUTOR

Partido Socialista

DATA

06.03.2018

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1413
Maio 2019