1028

23 Jul 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

Bruxelas
António Costa assinala 30 anos de política de coesão europeia
AUTOR

Partido Socialista

DATA

21.03.2018

FOTOGRAFIA

dr

António Costa assinala 30 anos de política de coesão europeia

O primeiro-ministro português participa esta quarta-feira, em Bruxelas, num debate promovido pelo canal televisivo Euronews sobre os 30 anos de política de coesão na União Europeia, a convite da comissária europeia de Política Regional, Corina Cretu.

 

António Costa, que permanecerá em Bruxelas para a reunião do Conselho Europeu, na quinta e sexta-feira, é um dos convidados de honra do evento – intitulado “Política de coesão - 30 anos de Sucesso, Passado e Presente” -, a par, entre outros, do presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani, e de antigos comissários responsáveis pela política de coesão.

Este é, aliás, um tema que António Costa tem vindo a colocar no centro da agenda do debate europeu, tendo defendido recentemente, em Bruxelas, que a política de coesão “é a política que mais tem contribuído para a unidade na diversidade europeia” e à qual se deve, também, “grande parte” do sucesso da União Europeia.

O impacto determinante da política de coesão em Portugal e a necessidade de preservar, no futuro quadro financeiro plurianual, o instrumento que melhor garante a convergência entre os Estados-membros da União, são duas ideias-chave que vão ao encontro da mensagem que o líder socialista tem insistido em sublinhar.

Conselho Europeu nos dias 22 e 23

António Costa irá permanecer em Bruxelas até sexta-feira para participar nos trabalhos do Conselho Europeu, onde o emprego, o crescimento e a competitividade, a economia digital, a política externa e a preparação da futura cimeira UE-Balcãs Ocidentais serão temas em destaque.

Também Mário Centeno irá marcar presença nesta “cimeira da primavera”, na qualidade de presidente do Eurogrupo, informando os chefes de Estado e de Governo sobre o trabalho em curso em torno da União Bancária, e participando depois na “cimeira do euro”, que contempla um debate sobre o desenvolvimento a longo prazo da União Económica e Monetária, incluindo propostas nas dimensões orçamental e económica.

 

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1413
Maio 2019