990

24 Maio 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

Administrações públicas europeias
Aprovado relatório sobre programa ISA 2
AUTOR

PS

DATA

17.06.2015

FOTOGRAFIA

Parlamento Europeu

Aprovado relatório sobre programa ISA 2

O relatório do eurodeputado socialista Carlos Zorrinho sobre o programa ISA 2 foi ontem aprovado na Comissão ITRE - Indústria, Investigação e Energia, com 55 votos a favor e 2 contra. Trata-se de uma iniciativa que aponta soluções tecnológicas para as várias administrações públicas europeias facilitando assim o dia a dia do cidadão e das empresas. 

 

"Em linha com a recente comunicação da Comissão sobre o Mercado Único Digital (União Digital), o relatório ISA2 reforça a aposta na criação de referenciais comuns  para o desenvolvimento ou atualização de soluções de interoperabilidade, permitindo tornar as administrações públicas mais integradas, eficazes e inclusivas na sua relação com os cidadãos e as empresas e no seu contributo para uma UE competitiva na nova economia digital", declarou Zorrinho.

Recorde-se que o ISA 2 é um programa de continuidade que leva em conta a evolução tecnológica e as novas oportunidades da computação em nuvem, estabelecendo a interoperabilidade de soluções para as administrações públicas europeias, para empresas e para os cidadãos. Relativamente ao programa anterior, a inclusão de cuidados e empresas é o seu ponto novo.

O texto apresentado por Carlos Zorrinho teve como objetivo fundamental a clarificação de alguns aspetos da decisão e o reforço das dimensões atinentes aos cidadãos e às empresas, consubstanciado nas seguintes linhas de orientação: i) adoção de uma semântica comum; ii) repositório de soluções e standards a usar diretamente por novas administrações ou novos projetos; iii) balcão único de boas práticas; iv) salvaguarda da proteção e da segurança; v) melhoraria e simplificação de procedimentos; vi) desenvolvimento em rede dentro de uma perspetiva de cooperação; vii) inclusão de critérios de satisfação na avaliação de sucesso do programa.

A votação em plenário está prevista para a sessão de Setembro, em Estrasburgo.

 

AUTOR

PS

DATA

17.06.2015

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1413
Maio 2019