1086

13 Nov 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

COESÃO TERRITORIAL
Governo reforça aposta no interior

Governo reforça aposta no interior

“O Governo já tomou a decisão de este ano avançar o projeto técnico de eletrificação da linha do Alentejo, até Beja”, e também “na linha do Oeste”, anunciou o ministro Pedro Marques.

 

Os concursos para trabalhos técnicos vão no sentido de fazer “trabalho prévio”, caso os projetos sejam incluídos no Plano Nacional de Investimento, referiu na última quarta-feira, o titular da pasta do Planeamento e das Infraestruturas na comissão parlamentar de Economia, Inovação e Obras Públicas.

Pedro Marques anunciou, ainda, que vão ser contratados “mais 50 recursos humanos na EMEF – Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário", sendo que, o concurso deverá ser lançado durante o segundo semestre.

A coesão e sintonia entre o Governo e o grupo parlamentar do PS são por demais evidentes.

Prova disso, é o facto do presidente do partido e líder do grupo parlamentar do PS (GPPS), Carlos César, já ter manifestado a sua confiança quanto ao lançamento doconcurso para o projeto de eletrificação da linha férrea entre Beja e Casa Brancaavançar ainda este ano.

Carlos César disse, ainda, não ter dúvidas quanto à “inclusão desse projeto no Plano Nacional de Investimentos, que está a ser prefigurado para o novo quadro financeiro plurianual”, disse o líder da bancada socialista após a reunião com o movimento cívico "Beja merece mais", que decorreu no âmbito das jornadas parlamentares socialistas que tiveram lugar no Alentejo, nos dias 2 e 3 de julho.

 

Aeroporto de Beja

O Governo e a ANA – Aeroportos de Portugal vão desenvolver uma campanha com vista a promover o aeroporto de Beja junto de operadores turísticos.

"O Governo articulou com a ANA, em face deste esgotamento que se verifica no aeroporto de Lisboa, que se procure promover aquela infra-estrutura, nomeadamente na altura mais crítica que é no Verão IATA", disse Pedro Marquesreferindo-se ao aeroporto de Beja.

Esta parceria visa “desenvolver uma campanha junto dos operadores turísticos que organizam viagens ponto a ponto" já a partir do próximo Verão IATA, por forma a que “em vez de trabalhar só com as companhias aéreas e oferecer a competitividade das taxas, se ofereça a competitividade da infra-estrutura aos operadores turísticos que organizam ofertas integradas e que têm um determinado tipo de procura no Verão", esclareceu o ministro.

Pedro Marques considerou, ainda, que o aeroporto de Lisboa é "uma infraestruturaesgotada, com dificuldades de atribuição de slots", pelo que, a promoção do aeroporto de Beja "não é só uma questão de taxas, mas sim de slots nas horas que se querem, mesmo nas que são mais críticas para determinada operação turística".

 

(Re)Construção das habitações afetadas

No âmbito dos trabalhos parlamentares, o governante atualizou a informação sobre os trabalhos de construção ou reconstrução das casas afetadas nos incêndios de 2017, referindo que “neste momento estão em obra, fase de obra ou concluídas 1126 habitações, o que corresponde a 100% das habitações” afetadas nos incêndios de junho.

Pedro Marques informou, ainda, que estão recuperadas ou construídas “mais de dois terços das habitações afetadas pelos incêndios de outubro”.

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1414
Agosto 2019