1034

31 Jul 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

Socialistas europeus
Passos Coelho tem de estar “à altura das circunstâncias” numa solução para a Grécia
AUTOR

J. C. Castelo Branco

DATA

30.06.2015

FOTOGRAFIA

DR

Passos Coelho tem de estar “à altura das circunstâncias” numa solução para a Grécia

A eurodeputada Maria João Rodrigues, vice-presidente dos socialistas europeus, apelou hoje ao primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, para que “esteja à altura das circunstâncias” e “trabalhe para uma solução” para a Grécia.

 

A eurodeputada defendeu que é necessária uma cimeira da zona euro, ao nível de chefes de Estado e de Governo, e um papel mais construtivo por parte de Portugal.

“Eu venho aqui fazer um apelo” para que Passos Coelho “esteja à altura das circunstâncias, que trabalhe para a solução, e a solução pode ter que vir hoje”, disse.

Segundo Maria João Rodrigues, “Portugal não pode estar representado nestas instâncias por quem, como tem sido até agora, tem dificultado que se chegue a acordo, e por quem muitas vezes diz que este assunto é meramente para ministros das Finanças”, disse.

Apontando que existe ainda “uma hipótese, ainda frágil, de se chegar a acordo para que a Grécia possa fazer face ao risco financeiro muito grande e crescente em que está a incorrer e para que a população grega possa votar ‘sim’ no domingo, com mais confiança em poder dispor de um programa que realmente relance o crescimento económico e o reequilíbrio social na Grécia”, a eurodeputada socialista defendeu um compromisso “já não dos ministros das Finanças, mas sobretudo dos primeiros-ministros”, no formato de uma cimeira da zona euro.

“Os dois pontos críticos agora em discussão para fechar esse acordo são evitar que os complementos de reforma para os idosos mais pobres sejam cortados, porque isso seria dramático reduzindo a rede de segurança para muitas famílias na Grécia, e acordar instrumentos de maior porte para tornar a dívida grega, que é muito elevada, mais sustentável”, acrescentou.

AUTOR

J. C. Castelo Branco

DATA

30.06.2015

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1414
Agosto 2019