1024

17 Jul 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

COMITÉ DAS REGIÕES
Alentejo recebe projeto-piloto europeu
AUTOR

João Quintas

DATA

28.12.2018

FOTOGRAFIA

dr

Alentejo recebe projeto-piloto europeu

O Comité das Regiões elegeu o Alentejo para integrar o programa RegHub, o qual visa a implementação de políticas públicas europeias através de redes de dimensão regional.

 

O Alentejo foi eleito pelo Comité das Regiões como uma das 20 regiões da Europa onde vai ser implementado o programa RegHub com o objetivo de valorizar a importância das redes regionais de parceiros, a sua relevância na governança regional e o seu impacto nas políticas públicas de dimensão Europeia.

A Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL) foi a promotora da eleição do Alentejo ao programa RegHub, ao qual concorreram cerca de 240 regiões europeias.

A liderança política desta candidatura foi assumida pelo presidente do conselho de administração da ADRAL e presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, José Calixto.

Na sequência desta decisão do Comité das Regiões, o autarca socialista afirmou que “esta foi uma das melhores noticias que recebi até hoje enquanto servidor público; poder liderar este processo em nome do Alentejo é uma honra enorme”.

A candidatura contou com o apoio expresso de mais de uma centena de entidades (Comunidades Intermunicipais, Autarquias, Empresas Públicas e Privadas, Universidade e Institutos Politécnicos, Instituições da Economia Social, Movimento Associativo), revelando a grande capacidade da Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo de congregar juntar à sua volta todo o Alentejo.

O Alentejo, sendo a única região do país eleita, estará a representar Portugal neste programa, o qual contará com as seguintes regiões oriundas de 12 Países: Bolzano (Itália), Brandemburgo (Alemanha), Bretanha (França), Dubrovnic-Neretva (Croácia), Flandres (Bélgica), Hauts-de-France (França), Helsinki-Uusimaa (Finlândia), Ialomita (Roménia), Limburg (Alemanha), Madrid (Espanha), Mazowieckie Voivodeship (Polónia), North Rhine-Westphalia (Alemanha), Northern and Western Region (Irlanda), Oberösterreich – Alta Aústria (Aústria), Tessália (Grécia), Úmbria (Itália), Valência (Espanha), Vorarlberg (Aústria) e Zachodniopomorskie - Pomerânia Ocidental (Polónia).

A primeira reunião do projeto realiza-se no Comité das Regiões, no próximo dia 31 de janeiro, em Bruxelas.

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1413
Maio 2019