1069

18 Out 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

Modernização Administrativa
Chave Móvel Digital caminha para acesso preferencial aos serviços públicos
AUTOR

Partido Socialista

DATA

23.05.2019

FOTOGRAFIA

dr

Chave Móvel Digital caminha para acesso preferencial aos serviços públicos

A Chave Móvel Digital poderá ser em breve o acesso preferencial de autenticação dos cidadãos para a utilização de serviços públicos, registando já cerca de 525 mil ativações, mais do dobro das que existiam no início do ano.

 

Na cerimónia de assinatura do protocolo entre a Caixa Geral de Depósitos e a Agência para a Modernização Administrativa, que vai permitir a realização da maior parte das operações bancárias através de Chave Móvel Digital, o secretário de Estado da Modernização Administrativa, Luís Goes Pinheiro, referiu que esta tendência ficará dependente do aumento das adesões ao serviço.

Este crescimento exponencial está associado não só ao aumento de serviços em que a Chave Móvel pode ser utilizada, mas também à renovação do cartão de cidadão, processo durante o qual é apresentado ao cidadão o mecanismo de autenticação e certificação.

O protocolo com a Caixa Geral de Depósitos, que tem mais de 3,6 milhões de clientes ativos, deverá propiciar também um aumento significativo no número de cidadãos com a Chave Móvel Digital, acrescentou, por seu lado, a ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Mariana Vieira da Silva.

 

Uma password para todos os serviços

Sendo um mecanismo que privilegia a segurança, fazendo acompanhar cada operação de autenticação pela receção, por mensagem telefónica, de um código diferente e gerado no momento, a Chave Móvel Digital oferece também a vantagem de acesso único aos serviços.

“Os cidadãos passam a ter de memorizar apenas uma password, que é a mesma para o Serviço Nacional de Saúde, para a Autoridade Tributária ou para o Instituto dos Registos e do Notariado”, destacou Luís Goes Pinheiro.

A Caixa Geral de Depósitos é a quinta instituição financeira a aderir à Chave Móvel Digital, juntando-se a BCP, Activo Bank, Novo Banco e Banco de Portugal.

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1414
Agosto 2019