1069

18 Out 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

Europeias 2019
Convenções europeias arrancam este fim de semana no Algarve e Alentejo
AUTOR

Partido Socialista

DATA

11.01.2019

FOTOGRAFIA

Partido Socialista

Convenções europeias arrancam este fim de semana no Algarve e Alentejo

O Partido Socialista inicia este fim de semana, no Alentejo e no Algarve, o ciclo de convenções regionais rumo às Europeias 2019, sob o lema “Portugal é Europa”, levando a debate, em cada uma das regiões, o impacto e os desafios, presentes e futuros, da integração e das políticas europeias no país e na vida dos cidadãos.

 

Assumindo o seu papel, único e incontornável, na história da integração de Portugal na Europa, o PS quer reforçar a sua voz ativa no desenho do futuro do projeto europeu, escutando os cidadãos e convidando-os a participar neste debate.

“Nas próximas eleições europeias, vamos ser, perante os portugueses, o único partido verdadeiramente europeísta”, sustenta a Secretária-geral adjunta do PS, Ana Catarina Mendes, sublinhando a importância de “transmitir a mensagem de que todos os dias a Europa está nas vidas dos portugueses, seja ao nível pessoal, ou ao nível do Estado”.

Na antevisão da iniciativa que arranca este fim de semana, a dirigente socialista salienta que o PS quer demonstrar “o que de melhor a Europa trouxe ao desenvolvimento de cada uma das nossas regiões”, trazendo também as gerações mais jovens para a discussão, promovendo um conjunto de conversas informais sobre a Europa.

“Queremos puxar os mais jovens para a discussão - os jovens já nasceram na Europa, participam num conjunto muito significativo de projetos europeus, quer ao nível de frequência de estudos, quer no que respeita a investigação e bolsas”, explicou.

A primeira convenção regional arranca no sábado, em Beja, precisamente com uma dessas conversas-debate, no Café Luís da Rocha, a partir das 10h30, com a participação dos autarcas de Campo Maior, Ricardo Pinheiro, de Mértola, Jorge Rosa, e de Reguengos, José Calixto.

Na parte da tarde, a partir das 14h30, na Pousada do Alqueva, tem lugar o debate sobre “Oportunidades para o Alentejo”, com a participação de diversas personalidades, entre as quais o ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, e do autarca de Odemira, José Alberto Guerreiro, com moderação de Carlos Zorrinho, presidente da delegação dos socialistas portugueses ao Parlamento Europeu.

No domingo, será a vez da convenção na região do Algarve, em Tavira, onde, a partir das 10h30, um painel de oradores convidados das áreas empresarial, social e académica da região algarvia irá debater os “33 anos de integração europeia” na ótica do emprego e da inovação, com moderação de José Apolinário, atual secretário de Estado das Pescas e antigo deputado à Assembleia da República e ao Parlamento Europeu.

O Secretário-geral do PS, António Costa estará presente nas duas convenções, proferindo as intervenções de encerramento.

“A presença do Secretário-geral do PS significa a importância que nós atribuímos a estas eleições europeias e significa a mobilização total do partido para vencê-las”, refere Ana Catarina Mendes, que deixa um apelo à participação e ao dever de combate à abstenção.

“É importante que o PS se mobilize ao longo dos próximos meses”, afirma.

Prosseguindo a preparação das eleições para o Parlamento Europeu, que se realizam a 26 de maio deste ano, o Partido Socialista irá organizar mais cinco convenções regionais, na Região Centro, Açores, Madeira, Região Norte e Lisboa e Vale do Tejo, culminando este ciclo com a Convenção Nacional, no dia 16 de fevereiro, em Vila Nova de Gaia, onde serão apresentados o cabeça de lista e o manifesto eleitoral para as europeias.

Queremos a sua opinião e a sua participação para a construção das nossas propostas e do nosso programa.

Portugal é Europa.

AUTOR

Partido Socialista

DATA

11.01.2019

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1414
Agosto 2019