1034

31 Jul 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

Audiência com o Presidente da República
Estão criadas condições para que o PS possa assegurar governo maioritário e estável
AUTOR

PS

DATA

20.10.2015

FOTOGRAFIA

Jorge Ferreira

Estão criadas condições para que o PS possa assegurar governo maioritário e estável

O Secretário-geral do PS, António Costa, transmitiu hoje ao Presidente da República estarem criadas "as condições para que possa existir uma solução de Governo com apoio maioritário na Assembleia da República, que garanta estabilidade no país e que respeite a vontade de que haja uma mudança de política", como foi inequivocamente expresso pelos portugueses.

 

À saída do encontro com Cavaco Silva, o líder socialista sublinhou que o PSD, como foi assumido por Pedro Passos Coelho, não conseguiu formar uma solução governativa maioritária e não reúne condições de poder encontrá-la no quadro parlamentar. António Costa assegura que, perante este cenário, o PS está disponível para assumir as responsabilidades que lhe cabem e o dever de contribuir para proporcionar ao país uma solução de Governo estável e com suporte parlamentar maioritário dos partidos de esquerda.

O Secretário-geral do PS defendeu ainda "ser do interesse nacional não prolongar no tempo uma situação de indefinição e incerteza no futuro coletivo, através de soluções que antecipadamente se sabe não terem viabilidade" de apoio maioritário no parlamento.

Tendo em vista o processo de formação do novo Governo, o Presidente da República deu hoje início aos contactos formais com os partidos que elegeram deputados à Assembleia da República. Os encontros realizam-se no Palácio de Belém, sendo recebidas esta tarde as delegações do PSD, PS, Bloco de Esquerda e CDS-PP. Para amanhã estão agendadas as audiências com PCP, Partido Ecologista “Os Verdes” e PAN - Pessoas-Animais-Natureza.

Recorde-se que António Costa tem vindo a desenvolver, na sequência do mandato que lhe foi conferido pela Comissão Política Nacional do PS, um processo de diálogo com todos os partidos com representação parlamentar com o objetivo de encontrar uma solução estável de governabilidade para o país. A compreensão do novo quadro parlamentar e o respeito pela vontade expressa pelos portugueses, no sentido de uma mudança de política assente no crescimento e no emprego, são condições que o Partido Socialista entende como fundamentais para ser encontrada uma boa solução de Governo.

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1414
Agosto 2019