1034

31 Jul 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

Entrevista à “Visão”
PS está pronto para apresentar programa e elenco governativo
AUTOR

Mary Rodrigues

DATA

12.11.2015

FOTOGRAFIA

Clara Azevedo

PS está pronto para apresentar programa e elenco governativo

O Partido Socialista está já em condições de apresentar imediatamente, não só um programa de Governo, mas também um elenco governativo, garantiu o Secretário-geral, António Costa, em entrevista concedida à revista “Visão”.

 

Referindo ser essencial esperar a decisão do Presidente da República, António Costa explica que os socialistas estão prontos para o Exercício da governação com o apoio do Bloco de Esquerda, PCP e PEV.

Questionado sobre as razões da não envolvência das restantes forças partidárias no Executivo, Costa recordou que se sentaram à mesa das negociações quatro partidos “com identidades muito próprias e diferentes posições programáticas”.

Mas, referiu, “o grau de convergência foi o necessário para concluir que, primeiro, há condições para o PS formar Governo, segundo, para poder governar com base no seu programa eleitoral”.

Adiantando que as linhas gerais dos instrumentos fundamentais de governação estão assegurados, o líder socialista clarificou que das negociações com bloquistas, comunistas e verdes saiu o acordo em torno de “um conjunto de matérias que permitem governar por quatro anos”, cabendo ao PS garantir que as medidas a adotar são compatíveis com o Tratado Orçamental.

Lembrando que “o cenário político que vivemos é inédito e exige uma solução governativa também original”, António Costa considerou ser “um excelente sinal” que, ao fim de quatro semanas, “envolvendo quatro partidos que há 40 anos não se sentavam à mesa, tenha sido possível chegar a um acordo”.

Sobre eventuais matérias que precisem do aval da direita para passarem na Assembleia da República, o Secretário-geral do PS afirmou que não lhe passa pela cabeça que “este ressabiamento nervoso que a direita apresenta neste momento não lhe passe ao fim de uns meses e que não passe a ter uma postura responsável”.

 

AUTOR

Mary Rodrigues

DATA

12.11.2015

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1414
Agosto 2019