785

19 Jun 2018

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

Fórum Economico Mundial em Davos
Portugal afirma-se como destino de investimento qualificado

Portugal afirma-se como destino de investimento qualificado

A presença de Portugal no Fórum Económico Mundial, em Davos, na Suíça, afirmou um país mais competitivo, com uma evolução económica e financeira sustentada e reconhecida pelos parceiros internacionais, com capacidade para atrair mais investimento.

 

Esta nota foi acentuada pelo primeiro-ministro, António Costa, durante a conferência “Why Portugal? Why Now?”, que reuniu dezenas de empresários e investidores nacionais e internacionais, onde o líder do Governo anunciou o investimento da multinacional tecnológica Google em Portugal.

De acordo com o anúncio, ontem tornado público, a Google irá instalar em Oeiras, a partir de junho deste ano, um novo “hub tecnológico” destinado a servir os mercados da Europa, Médio Oriente e de África, o que representará mais de 500 novos postos de trabalho qualificados imediatos, sobretudo na área da engenharia.

Na ocasião, António Costa salientou as vantagens competitivas que Portugal é hoje capaz de apresentar, com uma política bastante atrativa para investimentos na área tecnológica, o que é também patente no reforço de investimento por parte de empresas de grande dimensão que estão há muitos anos no país, como a Siemens ou a Bosch.

O líder do Executivo apresentou ainda, em contexto, os resultados que Portugal tem vindo a alcançar em matéria de crescimento, reforço das exportações e consolidação dos indicadores económicos e financeiros, apontando, entre outros, a “redução progressiva e acentuada do défice, a diminuição da dívida, a antecipação do pagamento de tranches do empréstimo contraído em 2011 junto do Fundo Monetário Internacional e, em consequência, aumento do rating por parte de duas das principais agências de notação financeira internacionais”.

“Além do crescimento económico e da diminuição do desemprego, os indicadores mostram que, em 2017, Portugal atingirá 42% das exportações no peso do PIB. A sustentabilidade da evolução económico-financeira nacional permitirá atrair mais investimento e enfrentar os desafios futuros”, afirmou.

 

Governo em conversações com outras empresas tecnológicas 

Complementando o anúncio do investimento da Google, o secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, revelou que o Governo está presentemente em conversações com outras empresas do sector tecnológico para se instalarem no país. 

“Este foi um processo longo, tem mais de um ano e, tal como fizemos com a Google, o nosso trabalho continua para trazermos outras empresas com o mesmo perfil para Portugal e que contribuam para melhorar a vida dos portugueses, as nossas exportações e captarmos mais investimento direto estrangeiro”, acrescentou o governante.

Falando sobre o centro da Google no país, um hub-tecnológico para a Europa, Médio Oriente e África, Eurico Brilhante Dias precisou que este é “um projeto que se iniciará em julho, estando já fechada a contratação do espaço”, no concelho de Oeiras, e que arrancará, segundo informação da própria Google, com 535 postos de trabalho, “desde a gestão da informação às engenharias, num leque alargado de competências”.

“É, para Portugal, um grande feito do ponto de vista da seleção por uma grande empresa internacional”, considerou Eurico Brilhante Dias, assinalando que, segundo informações da multinacional norte-americana, “a seleção teve muito a ver com o reconhecimento de Portugal como um país das tecnologias de informação e da inovação, onde a Web Summit e todo o trabalho desenvolvido no quadro do ecossistema de ‘startups’ é uma mais-valia”, que permite “entrar no radar de empresas como a Google”.

Esta aposta “vai permitir sobretudo, e isso é que me parece importante, fixar talento em Portugal, fixar trabalho qualificado em Portugal, mostrando que no país somos capazes de produzir bens e serviços altamente qualificados”, salientou.

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1411
Maio 2018