1103

06 Dez 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

António Costa com Pedro Sánchez amanhã em Lisboa
Estratégia comum para a convergência na Europa
AUTOR

PS

DATA

18.06.2015

FOTOGRAFIA

PES

Estratégia comum para a convergência na Europa

O Secretário-geral do PS, António Costa, e o Secretário-geral do PSOE, Pedro Sánchez, reúnem-se amanhã em Lisboa, na sede nacional do PS. No encontro, que decorrerá às 12h00, os líderes socialistas ibéricos vão celebrar a assinatura de dois documentos.

 

“Aprofundar a integração e cooperação ibérica” é um compromisso político dos dois partidos para implementar um programa de reformas e políticas comuns, com o objetivo de promover o desenvolvimento económico e social no espaço ibérico.

 “Um novo impulso para a convergência de Portugal e Espanha” estabelece, no quadro europeu, as condições técnicas e financeiras para a adoção de um programa de reformas estruturais para a competitividade, assente em investimentos estruturantes para a convergência. 

Este documento conjunto foi apresentado pelos dois líderes durante o último Congresso do Partido Socialista Europeu (PES), que decorreu no passado fim de semana, em Budapeste. 

Na ocasião, António Costa destacou que o documento elaborado pelo PS e pelo PSOE, em vez de propor reformas estruturais que assentem na austeridade e na redução dos custos laborais, aponta para uma alternativa que seja capaz de responder verdadeiramente aos problemas que as duas sociedades ibéricas enfrentam ao nível da competitividade das suas economias.

O líder do PS defendeu um programa de reformas estruturais adaptadas à realidade de cada país, apontando, no caso português, para medidas orientadas para a “correção do défice de qualificações dos portugueses, a modernização do Estado, a renovação urbana, a eficiência energética, a inovação empresarial e a desalavancagem do tecido económico”.

Depois do encontro na sede nacional do PS, os dois líderes visitam, pelas 13h00, a Fundação José Saramago, onde prestam homenagem ao escritor, assinalando o quinto aniversário da sua morte.

 

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1414
Agosto 2019