1069

18 Out 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

PS/Açores
Jornadas debatem inovação e desenvolvimento tecnológico no arquipélago
AUTOR

Partido Socialista

DATA

18.06.2019

FOTOGRAFIA

dr

Jornadas debatem inovação e desenvolvimento tecnológico no arquipélago

Os deputados do PS/Açores estão reunidos desde ontem e até quarta-feira, na ilha de Santa Maria, em Jornadas Parlamentares dedicadas à inovação e ao desenvolvimento tecnológico na região.

 

No arranque dos trabalhos, a deputada Bárbara Chaves, eleita pelo círculo de Santa Maria, referiu-se à importância do tema escolhido para estas jornadas, sublinhando a sua centralidade para o desenvolvimento futuro do arquipélago, nas diferentes vertentes económicas.

“Com estas jornadas queremos refletir sobre o novo fôlego que o desenvolvimento tecnológico pode representar para os Açores e, em concreto, como é que se vai traduzir em benefícios para Santa Maria”, disse a deputada socialista.

A parlamentar destacou, em particular, que “Santa Maria está a assumir uma nova centralidade com projetos científicos e inovadores”, apontando o facto de a recém-criada Agência Espacial Portuguesa estar sediada na ilha.

“Durante estes três dias queremos analisar o que foi feito, e o que está previsto fazer-se, nos Açores e em Santa Maria, para garantir que os nossos setores tradicionais conseguem acompanhar e beneficiar do desenvolvimento tecnológico e de que forma é que isso se vai traduzir na criação de mais emprego e de mais riqueza”, salientou.

As jornadas têm agendadas sessões internas de trabalho para analisar o impacto da inovação e a da tecnologia nos setores primários e nas nove ilhas dos Açores, incluindo também visitas a várias entidades, infraestruturas e projetos em Santa Maria, como a zona portuária de Vila do Porto, o Centro de Desenvolvimento e Inovação Empresarial, a empreitada de instalação da nova Antena de Rastreio de Satélites, as instalações da ESA/Edisoft, a NAV e a empreitada do Parque Fotovoltaico.

 

 

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1414
Agosto 2019