1068

17 Out 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

eportugal
Novo portal agrega 1200 serviços para os cidadãos
AUTOR

Partido Socialista

DATA

19.02.2019

FOTOGRAFIA

dr

Novo portal agrega 1200 serviços para os cidadãos

Já está em funcionamento o novo portal de serviços públicos ‘eportugal.gov.pt’, uma “supermedida” Simplex que junta num só sítio o que estava disperso por vários pontos eletrónicos, combatendo a burocracia eletrónica e simplificando a relação dos cidadãos com a Administração Pública.

 

Coordenado pela Agência para a Modernização Administrativa, este novo instrumento mobiliza a colaboração de diversos serviços, permitindo o acesso centralizado a mais de 1300 serviços para empresas e 1200 serviços para os cidadãos.

Outra das novidades do novo Portal foi o cuidado na melhoria dos conteúdos, com um trabalho continuado de revisão da informação que existe na ficha de cada serviço público, de forma a torná-la mais acessível ao cidadão, a nível intuitivo e de linguagem.

“Reorganizámos os serviços segundo eventos de vida, como o nascimento, a compra de casa, a saúde, para que os cidadãos possam chegar aos serviços públicos da forma que mais se adequa às suas necessidades”, refere o Governo.

O ‘eportugal.gov.pt’ é também mais inclusivo, mais adaptável a qualquer dispositivo de acesso e mais acessível, tendo havido “uma preocupação muito grande de que o Portal responda ao nível mais alto de acessibilidade, para que as pessoas que tenham mais dificuldades na utilização de certos conteúdos tenham aqui um espaço que podem mesmo usar”, acrescenta a tutela.

 

Reforçar o uso digital

Outro dos objetivos assumidos pela medida passa por incrementar um maior uso dos serviços digitais pelos cidadãos, que ainda está longe de aproveitar a plenitude da forte presença digital que a Administração Pública já observa.

A título de exemplo, no ano de 2018 foram revalidadas 750 mil cartas de condução, mas menos de 10% dos pedidos entraram por vida digital. Também no mesmo período houve quase um milhão de pedidos de certidão de registo criminal, mas só entraram por via digital menos de 6%.

Para dar resposta a esta realidade, a reformulação da forma como se acede aos serviços públicos, simplificando a sua organização e procedimentos, foi uma das preocupações presentes na criação do novo Portal, a par do aperfeiçoamento permanente das ferramentas digitais, tornando mais fácil a resposta às necessidades dos cidadãos.

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1414
Agosto 2019