1069

18 Out 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

PS-Madeira
Paulo Cafôfo apresentou candidatura à presidência do Governo Regional da Madeira
AUTOR

Partido Socialista

DATA

03.06.2019

FOTOGRAFIA

dr

Paulo Cafôfo apresentou candidatura à presidência do Governo Regional da Madeira

Os jardins do Lido, no Funchal, foram o palco escolhido para a apresentação pública da candidatura de Paulo Cafôfo à presidência do Governo Regional da Madeira, em que foi exibida uma mensagem de apoio do Secretário-geral do PS, António Costa.

 

O candidato do PS-Madeira apresentou aquelas que serão as principais prioridades do seu programa e lançou um convite e um desafio a todos os madeirenses e porto-santenses: “Vamos enveredar por um futuro melhor”.

Depois de cumprimentar o líder do PS-M, Emanuel Câmara, o candidato explicou o porquê de ter aceite este desafio, dizendo que se junta aos madeirenses e porto-santenses que não se conformam, àqueles que querem mudar, que acreditam que “é preciso ter outras caras, outras ideias, outros projetos”.

“Não é uma luta contra o PSD, não é uma luta contra este Governo Regional. É uma luta contra o desemprego que existe na nossa terra”, afirmou Paulo Cafôfo, assumindo o combate contra a obrigatoriedade que muitos têm de emigrar por não terem oportunidades, contra o abandono escolar e contra a pobreza.

Porque “a Madeira não pode esperar”, o candidato socialista à presidência do Governo Regional apontou como primeira prioridade a Saúde, fazendo referência às 22 mil cirurgias, às 41 mil consultas e aos 50 mil exames em espera, à urgência da nova unidade hospitalar e à a necessidade de contratar mais 100 médicos de família e respetivos enfermeiros para os centros de saúde.

A outro nível, e referindo-se às potencialidades do mar, Paulo Cafôfo considerou que é preciso diversificar a economia da região, visando a capacidade de criar riqueza. “É possível, em 10 anos, aumentarmos em 10% o nosso PIB, criar 5000 postos de trabalho qualificados e bem remunerados, com 460 milhões de euros de investimento público e privado”, sustentou, acrescentando que “temos um mar de oportunidades que não estamos a saber aproveitar”.

No que respeita ao turismo, o candidato do PS defendeu que é preciso aumentar em 30% a promoção do setor e resolver os problemas das ligações aéreas, comprometendo-se ainda, nos primeiros 100 dias de Governo, em lançar um concurso público internacional no valor de 12 milhões de euros para ter um ferry com ligação ao continente durante todo o ano.

A Educação será também outra das prioridades de um futuro governo socialista na região, com Paulo Cafôfo a fazer a defesa da gratuitidade dos manuais escolares, dos transportes e da alimentação durante a escolaridade obrigatória, tendo o candidato socialista destacado ainda as áreas da igualdade, dos apoios sociais, da habitação, da coesão territorial ou do investimento na cultura, enquanto meio de criação de riqueza, inovação e emprego.

Na cerimónia pública de apresentação da candidatura, foi exibida uma mensagem em vídeo do Secretário-geral do PS, na qual António Costa parabenizou Paulo Cafôfo pelo “trabalho excelente” que fez enquanto presidente da Câmara do Funchal e pela “forma corajosa” como aceitou o desafio de “participar nesta mudança”, com muitas outras personalidades, como Luísa Paolinelli, António Pedro Freitas, Karina Pestana, Ricardo Cabral e Dina Gomes, a terem também oportunidade de subir ao palco para manifestar o seu apoio ao candidato socialista ao governo da região.

 

 

AUTOR

Partido Socialista

DATA

03.06.2019

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1414
Agosto 2019