1069

18 Out 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

Brexit
Portugal está preparado para todos os cenários
AUTOR

João Quintas

DATA

20.03.2019

FOTOGRAFIA

dr

Portugal está preparado para todos os cenários

Portugal quer evitar “uma saída desordenada” do Reino Unido da UE, mas está “preparado para todos os cenários”, afirma o ministro Augusto Santos Silva.

 

“A posição portuguesa é conhecida. Nós entendemos que o pior cenário de todos é a saída do Reino Unido da União Europeia (UE) sem acordo”, reafirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

“Portanto, faremos tudo o que pudermos para evitar uma saída desordenada, usando da flexibilidade necessária para acomodar e para responder à proposta ou pedido que a primeira-ministra britânica (Theresa May) venha a fazer aos líderes europeus”, acrescentou o ministro.

Falando à saída da reunião da Concertação Social que teve lugar na segunda-feira, em Lisboa, o responsável pela diplomacia portuguesa referiu que “do ponto de vista interno, mas também europeu, continuamos a preparar-nos para todos os cenários, incluindo o cenário de uma saída sem acordo”, de forma a evitar, como salientou, “uma situação de caos que prejudicaria imenso, quer a cidadania, quer a economia europeia”.

Este encontro que juntou os parceiros sociais teve na agenda o Brexit e a próxima reunião do Conselho Europeu, que será realizada esta quinta-feira, dia 21, onde os chefes de Estado e de Governo vão abordar o processo da saída do Reino da UE.

Existe a expectativa de que até ao Conselho Europeu “o Reino Unido possa apresentar uma proposta, porque agora as coisas estão do lado britânico”, referiu Santos Silva.

A reunião da Concertação Social serviu, ainda, para abordar outros temas importantes, nomeadamente a implementação de uma nova política para a indústria europeia, a competitividade, o crescimento e a criação de emprego na União Europeia, bem como a cimeira da União Europeia-China, que se realiza no próximo mês de abril.

AUTOR

João Quintas

DATA

20.03.2019

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1414
Agosto 2019