1069

18 Out 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

Ciência e Tecnologia
Portugal integra nova era da indústria espacial
AUTOR

João Quintas

DATA

18.06.2019

FOTOGRAFIA

dr

Portugal integra nova era da indústria espacial

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, disse ontem que a nova agência Portugal Space tem permitido atrair cada vez mais empresas europeias e norte-americanas para desenvolver indústria espacial, com o objetivo de afirmar Portugal como um "player importante" na nova era espacial.

 

"Hoje temos um movimento, especialmente nos Estados Unidos e na China, para o desenvolvimento de uma nova era do espaço para pequenos satélites, sobretudo associados à observação da Terra e Portugal quer ser um 'player' importante nessa área e estamos a atrair empresas e consórcios europeus e norte-americanos", afirmou Manuel Heitor.

As declarações do ministro foram proferidas na Paris Air Show, no âmbito da apresentação do expositor do Programa de Lançamento de Satélites nos Açores e da recém-constituída agência espacial portuguesa ‘Portugal Space’.

Naquele que é um dos maiores certames de aeronáutica do mundo que acontece bianualmente nos arredores da capital francesa, o governante convidou vários quadros de diversas empresas que partilhassem a sua experiência de trabalho e investimento em Portugal.

A feira Paris Air Show serviu ainda de palco para a assinatura do primeiro acordo bilateral entre a Portugal Space e a Agência Espacial Francesa, com vista a fomentar a cooperação entre as duas agências e reforçar o desenvolvimento de atividades económicas em áreas de observação da Terra, clima e alterações climáticas.

"Sabemos a nossa dimensão e queremos ter um novo posicionamento de cooperação, criando competição, mas sempre em colaboração com os vários atores", afirmou Manuel Heitor.

O ministro esteve, também, na Embaixada de Portugal em Paris, onde realizou diversos encontros com representantes de empresas francesas e internacionais da área aeroespacial.

 

 

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1414
Agosto 2019