1108

13 Dez 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

Competitividade
Portugal sobe no ranking do turismo mundial
AUTOR

João Quintas

DATA

04.09.2019

FOTOGRAFIA

dr

Portugal sobe no ranking do turismo mundial

Portugal sobiu ao 12º lugar da competitividade do turismo mundial e assume a liderança da qualidade das infraestruturas turísticas. O relatório do Fórum Económico Mundial, que avalia 140 países, foi hoje divulgado.

 

O relatório de Competitividade no Turismo de 2019, do Fórum Económico Mundial (World Economic Forum), divulgado esta quarta-feira, revela que Portugal atinge o 12º lugar no ranking de competitividade a nível mundial. Trata-se do melhor resultado de sempre, depois de em 2017 ter subido ao 17º lugar.

Portugal é o número um mundial na componente de Infraestruturas Turísticas (que avalia a qualidade da oferta turística). A subida de oito posições desde 2013 coloca o nosso país à frente países como Áustria, EUA ou Espanha.

“Estes resultados enchem-nos de orgulho e mostram que a estratégia a 10 anos que o Governo construiu para o Turismo está a dar resultados”, declarou a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.

Numa reação ao relatório divulgado, a governante salientou o facto de Portugal ter alcançado, pela primeira vez, o 12º lugar do ranking de competitividade do turismo do WEF.

É “a posição mais alta de sempre neste ranking” e “fomos considerados o país com melhores infraestruturas turísticas em todo o mundo”, sublinhou a governante referindo-se ao relatório que traduz uma análise aprofundada do Turismo em 140 economias mundiais.

“Portugal é, cada vez mais, uma referência internacional no Turismo, sendo este relatório uma peça-chave para captação de investimento”, afirmou Ana Mendes Godinho.

Apesar dos bons resultados, a secretária de Estado considera que é necessário manter a aposta no Turismo.

“É fundamental continuar a trabalhar para que o Turismo seja cada vez mais um motor de desenvolvimento e de coesão territorial e social”, disse.

No âmbito da avaliação de doze componentes onde é feita a avaliação de doze componentes efetuada pelo WEF, Portugal subiu cinco lugares na componente de Recursos Naturais e Culturais, dez posições em relação ao Transporte Aéreo, três lugares no quesito de prontidão na adoção das tecnologias de informação e comunicação e duas posições na Priorização do Turismo.

 

 

AUTOR

João Quintas

DATA

04.09.2019

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1414
Agosto 2019