1069

18 Out 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

Parlamento
PS saúda Governo por mais uma medida no 'simplex do mar'
AUTOR

Partido Socialista

DATA

11.06.2019

FOTOGRAFIA

jorge ferreira

PS saúda Governo por mais uma medida no 'simplex do mar'

O coordenador do PS na Assembleia da República para a Agricultura e Mar, João Castro, saudou o Governo pela proposta que reduz o número de categorias dos profissionais do mar e estabelece um número mínimo de marítimos portugueses como tripulantes dos navios e embarcações nacional.

 

Durante a discussão da iniciativa, aprovada na última sexta-feira em votação final global no Parlamento, pelo PS e pelo PAN, o deputado açoriano enalteceu a proposta, que “era esperada há longos anos esperada pelo setor” e vem autorizar o “Governo a regular o acesso à atividade profissional dos marítimos, definindo os critérios de equiparação com outros profissionais, bem como, as disposições quanto à nacionalidade”. Para João Castro, com esta medida há uma clarificação e harmonização destas atividades profissionais, considerando o contexto internacional. “Trata-se de um desafio de simplificação sem facilitismos”, afirmou.

Entre as mudanças introduzidas, o deputado sublinha a descentralização, através do Balcão do Mar, “prevendo a possibilidade de terminais de acesso nos organismos central e local da Autoridade Marítima, mas também nas regiões autónomas, nas autarquias, ou mesmo em lojas, e espaços do cidadão”.

O parlamentar regista ainda o documento único do marítimo, que comprova a sua identificação, contendo informação diversa sobre a sua atividade, para efeitos das convenções da Organização Internacional do Trabalho. E, por fim, lembra que a proposta do Governo “permite a descentralização de competências, para a fixação de lotação de segurança e certificação de embarcações às Regiões Autónomas e ao Registo Internacional da Madeira”.

Por tudo isto, João Castro acredita que estamos perante mais uma medida no âmbito do ‘simplex do mar’, numa atitude de “valorização e reconhecimento da importância dos marítimos, para a economia do mar”.

 

 

AUTOR

Partido Socialista

DATA

11.06.2019

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1414
Agosto 2019