1069

18 Out 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

Ministra da Saúde
SNS 24 é garantia de segurança e confiança
AUTOR

João Quintas

DATA

10.01.2019

FOTOGRAFIA

dr

SNS 24 é garantia de segurança e confiança

A ministra da Saúde, Marta Temido, visitou ontem centro de contacto do Serviço Nacional de Saúde (SNS 24) e garante que recorrer a este serviço telefónico é a melhor opção perante sintomas gripais.

 

“As pessoas devem sempre ligar para a linha (808 24 24 24) em caso de gripe ou outra sintomatologia", recomendou a ministra da Saúde, Marta Temido, na sequência da visita que efetuou, ontem, ao centro de contacto do Serviço Nacional de Saúde (SNS 24), em Lisboa.

Perante suspeitas de doença, a ministra considera que recorrer ao SNS 24 comporta diversas vantagens comparativamente às deslocações imediatas às urgências hospitalares, entre as quais “ o conforto” de realizar um simples telefonema a partir de casa, “a rapidez”, visto que “em média as chamadas são atendidas em 20 segundos”, “a segurança”, porque o atendimento é feito por enfermeiros que prestam aconselhamento e encaminham os doentes de acordo com algoritmos de decisão e, posteriormente, verificado com “uma chamada de controlo passado algum tempo”.

Evitar contágios e infeções, diminuir o tempo de espera nas urgências e agilizar os procedimentos clínicos e administrativos, são outras vantagens de recorrer ao SNS 24.

As pessoas que vão a correr para as urgências e que depois não são casos urgentes, provocam "filas de espera nos hospitais", disse a ministra no final da visita, onde foi acompanhada pela diretora-geral da Saúde, Graça Freitas. Isto porque, em média, apenas 20% das chamadas diárias de utentes com sintomas de gripe necessitaram de ser encaminhadas para as urgências hospitalares.

Apesar do aumento de 30% do número de utilizadores da linha telefónica do Serviço Nacional de Saúde (808 24 24 24) em 2018, comparativamente a 2017, a governante considera que é preciso continuar a reforçar o apelo à sua utilização deste serviço.

O SNS 24 é um serviço “em que as pessoas podem confiar”, garantiu a ministra, pelo que, tal como recomenda a Direção-geral da Saúde “Antes de sair de casa para marcar consulta, saia de casa com consulta marcada”. Para isso, basta ligar 808 24 24 24.

AUTOR

João Quintas

DATA

10.01.2019

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1414
Agosto 2019