1723

23 Maio 2025

| diretor: Porfírio Silva

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

Presidência do Conselho Europeu
António Costa promete construir unidade entre os 27
AUTOR

Mary Rodrigues

DATA

28.06.2024

FOTOGRAFIA

DR

António Costa promete construir unidade entre os 27

Recém eleito presidente do Conselho Europeu, o socialista português António Costa afirma-se apostado em “construir unidade” entre os países-membros da União Europeia (UE), perante atuais e futuros “momentos difíceis”.

 

“A Europa e todos nós estamos a enfrentar momentos difíceis, sim, mas a União Europeia demonstrou a sua resiliência no passado, encontrando sempre força na unidade e, por isso, construir unidade entre os Estados-membros será a minha principal prioridade quando assumir o meu cargo em dezembro”, declarou, ontem, em Bruxelas, o ex-primeiro ministro e antigo líder do PS.

Em declarações proferidas após a cimeira de líderes europeus que decorreu na capital belga, aquele que será o primeiro português a assumir a liderança do Conselho comprometeu-se a colocar o foco nos cidadãos, garantindo igualmente que irá “pôr em prática a agenda estratégica do Conselho Europeu”, ontem aprovada e para orientar a UE nos próximos cinco anos.

Dirigindo palavras de agradecimento aos membros do Conselho Europeu e do Partido Socialista Europeu (PSE), pela confiança nele demonstrada, e ao governo de Portugal, pelo apoio nesta eleição, Costa garantiu que irá assumir este novo desafio “com enorme sentido de missão e responsabilidade”.

Um trabalho que, de resto, prometeu fazer em “estreita colaboração” com Ursula von der Leyen, indicada para um segundo mandato à frente da Comissão Europeia, e com Kajas Kallas, a primeira-ministra da Estónia recentemente nomeada representante da UE para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, duas mulheres com as quais António Costa se propõe promover “um espírito de cooperação leal entre as instituições europeias”.

E agradeceu ainda ao presidente cessante do Conselho, o belga Charles Michel, “pela sua enorme dedicação à Europa”, desejando-lhe “o melhor” para o seu restante mandato naquelas funções.

 


Primeiro português e primeiro socialista


Recorde-se que António Costa foi confirmado, na noite de ontem, como o novo presidente da instituição da União Europeia que junta os chefes de governo e de Estado do bloco que congrega 27 países, num mandato de dois anos e meio.

Primeiro-ministro de Portugal entre 2015 e 2023, António Costa chefiou três governos nacionais, após um longo percurso político em que desempenhou funções como ministro e autarca.

Também Secretário-Geral do PS ao longo de nove anos, António Costa é agora o primeiro português e o primeiro socialista à frente do Conselho Europeu, tendo conseguido a maioria qualificada necessária para ver o seu nome aprovado pelos líderes da UE para o exercício de um cargo que ocupará a partir de 1 de dezembro deste ano e que foi criado no Tratado de Lisboa de 2007.



AUTOR

Mary Rodrigues

DATA

28.06.2024

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1420
Março 2025